O presente trabalho é um relato de experiência sobre a elaboração de um produto de comunicação sobre saúde no âmbito da disciplina Jornalismo e Saúde, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas. A partir da elaboração de uma representação imagética sobre saúde mental, selecionamos a síndrome de burnout como tema do nosso produto para as mídias digitais como estratégia de apoio à prevenção. A série de quatro vídeos “1 minuto de saúde: Burnout” trata sobre a doença, os sintomas, atendimento e exemplos. Além de uma formação especializada e um olhar sensível para as questões de saúde, principal área de interface do nosso artigo, o objetivo é refletir sobre a importância da construção de um pensamento crítico a partir dos múltiplos pontos de vista presentes nessa interconexão da comunicação, do jornalismo e da saúde.
Comissão Organizadora
Ulepicc-Brasil
Comitê Científico
Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)
Aianne Amado Nunes da Costa (USP/UFS)
Ana Beatriz Lemos da Costa (UnB)
Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)
Carlos Eduardo Franciscato (UFS)
Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)
César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)
Eloy Santos Vieira (UFS)
Fernando José Reis de Oliveira (UESC)
Florisvaldo Silva Rocha (UFS)
Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC/UFS)
Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)
Manoel Dourado Bastos (UEL)
Marcelo Rangel Lima (UFS)
Rafaela Martins de Souza (Universidade de Coimbra)
Renata Barreto Malta (UFS)
Rodrigo Moreno Marques (UFMG)
Rozinaldo Antonio Miani (UEL)
Verlane Aragão Santos (UFS)