Este estudo investiga o impacto da concentração de mídia e telecomunicações na formação de competências comunicacionais em ambientes educacionais de inovação no Brasil. A pesquisa analisa como a concentração de meios de comunicação e infraestruturas tecnológicas nas mãos de poucos conglomerados afeta a diversidade cultural, o pluralismo informativo e o acesso a recursos educacionais. Focando em instituições que preparam profissionais para a Indústria 4.0, o estudo explora como essas dinâmicas influenciam a qualidade e a diversidade dos materiais didáticos e das metodologias de ensino. Baseado na Economia Política da Comunicação (EPC), o trabalho examina as relações entre poder econômico, controle midiático e práticas educacionais, destacando como essas interações moldam as possibilidades de inovação pedagógica. Por fim, o estudo sugere recomendações para políticas públicas que promovam um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e pluralista, visando a formação de competências comunicacionais alinhadas às demandas da Indústria 4.0 e de uma sociedade em constante transformação.
Comissão Organizadora
Ulepicc-Brasil
Comitê Científico
Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)
Aianne Amado Nunes da Costa (USP/UFS)
Ana Beatriz Lemos da Costa (UnB)
Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)
Carlos Eduardo Franciscato (UFS)
Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)
César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)
Eloy Santos Vieira (UFS)
Fernando José Reis de Oliveira (UESC)
Florisvaldo Silva Rocha (UFS)
Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC/UFS)
Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)
Manoel Dourado Bastos (UEL)
Marcelo Rangel Lima (UFS)
Rafaela Martins de Souza (Universidade de Coimbra)
Renata Barreto Malta (UFS)
Rodrigo Moreno Marques (UFMG)
Rozinaldo Antonio Miani (UEL)
Verlane Aragão Santos (UFS)