APLICABILIDADE DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

  • Autor
  • Ana Clara Fernandez Martins
  • Co-autores
  • Lara Benatti Braga Costa , Juliana Marques Coelho Bastos
  • Resumo
  • Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Medicina, implementadas em 2014, exigem que pelo menos 30% da carga horária dos estágios curriculares obrigatórios em regime de internato ocorram na Atenção Primária à Saúde (APS). A integração das instituições de ensino e pesquisa com os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na APS, é uma ferramenta de aprendizagem que capacita os estudantes de acordo com os princípios e diretrizes do SUS, promovendo a sustentabilidade institucional ao prepará-los para atuar em conformidade com a comunidade local e aprimorar o sistema de saúde. 

    Objetivo: Avaliar como o tripé de ensino-serviço-comunidade tem se aplicado na educação médica no contexto da APS como cenário de aprendizado.

    Metodologia: Trata-se de revisão narrativa, desenvolvida pela pesquisa dos descritores “Integração ensino-serviço-comunidade AND Atenção Primária à Saúde" nas bases de dados da SciELO e PUBMED. O critério de inclusão foi a leitura dos títulos e resumos, com exclusão de trabalhos duplicados, não disponíveis na íntegra e fora das temáticas da pesquisa. Os resultados foram analisados de forma independente por dois revisores, resultando em 7 artigos elegíveis.

    Resultados: O ensino fundamentado na comunidade que se utiliza da inserção acadêmica em diversos cenários de ensino-aprendizagem, para proporcionar a formação de um profissional de atuação alinhada a com a realidade social e cultural bem como aos princípios e diretrizes do seu sistema de saúde. Nesse contexto a APS é, potencialmente, espaço de formação, lócus de atuação de sujeitos singulares e territórios vivos. Assim a aplicação de uma estratégia de aprendizagem baseada na experiência problematizadora dentro do serviço, leva a um amadurecimento profissional e o desenvolvimento de capacidades interpessoais como a escuta qualificada, a adequação de linguagem, bem como habilidades organizativas como a capacidade de gestão na Rede de Atenção à Saúde. Contudo, a formação com base em currículos integrados ensino-serviço-comunidade apesar de preconizada nas DCNs, ainda coexistem com o modelo de formação tradicional, e sua relevância na mudança das práticas profissionais ainda não é amplamente reconhecida pelos profissionais e entidades médicas.

    Conclusões: A formação acadêmica pautada no tripé de ensino-serviço-comunidade, que prioriza a inserção precoce dos graduandos nos serviços de atenção básica gera uma sustentabilidade institucional, formando futuros profissionais capacitados a atuar de forma resolutiva e eficaz no sistema, o que leva a um fortalecimento da APS. 

  • Palavras-chave
  • Educação Médica; Atenção Primária à Saúde; Integração Ensino-Serviço-Comunidade
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3 - Ensino-aprendizagem: preceptoria, docência, letramento e educação
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  • Eixo 1 - A resolubilidade na assistência além das 4 paredes do consultório
  • Eixo 2 - Potencialidades nos processos de trabalho: diálogos multiprofissionais para o fortalecimento da APS
  • Eixo 3 - Ensino-aprendizagem: preceptoria, docência, letramento e educação
  • Eixo 4 - Recursos de abordagem: o que significa ser integral?
  • Eixo 5 - Atualizações clínicas e Educação Continuada sensíveis à MFC