USO DE MÉTODOS ATIVOS PARA APRENDIZAGEM DOS FUNDAMENTOS DO SUS E DA APS

  • Autor
  • JORDANA GUIMARÃES PINHEIRO CHAGAS
  • Co-autores
  • Daniel Riani Gotardelo , Camila Beretta Okudaira , Marcela Aparecida Guimarães Gonzaga
  • Resumo
  • Introdução

    As Diretrizes Curriculares Nacionais de graduação médica(DCN) preconizam o uso de métodos ativos para a formação crítico-reflexiva e a inserção oportuna dos estudantes no sistema de saúde desde o início do curso. Os conteúdos curriculares relativos ao funcionamento e aos princípios do SUS e da Atenção Primária em Saúde (APS) devem ser problematizados e privilegiar o engajamento dos alunos nas atividades educacionais.

     

    Objetivo

    Relatar a experiência de utilização de métodos ativos no contexto de temas fundamentais relativos ao SUS e à APS para ingressantes do curso de graduação médica.

     

    Descrição da Experiência

    Cinco atividades educacionais utilizando métodos ativos foram desenvolvidas: (1) Travessia do Rio – atividade que envolve o cumprimento de uma tarefa de forma lúdica e criativa. A intervenção tem como objetivos aproximar os alunos ingressantes e desenvolver habilidades tais como o trabalho em equipe, liderança e planejamento; (2) Filme SICKO-SOS Saúde – atividade em que o estudante é convidado a escrever uma resenha sobre seus sentimentos e refletir sobre os modelos de sistemas de saúde encontrados no documentário, confrontando com a literatura e com uma aula expositiva-dialogada ministrada; (3) Dinâmica da teia/do barbante trançado: atividade em que os alunos lançam um rolo de barbante uns aos outros de acordo com o percurso hipotético de um usuário na Rede de Atenção à Saúde (RAS), tendo como referência o papel da APS como ordenadora da RAS, formando uma grande teia ao final. (4) Quiz interativo: atividade em que cada estudante sorteia um fragmento de papel contendo uma atribuição de determinado profissional da equipe da ESF, devendo refletir e responder sobre o papel do mesmo na equipe multiprofissional; (5) Discussão interparesde vinhetas – atividade planejada para problematizar, por meio de situações-problema, os atributos essenciais e derivados da APS. Após a leitura de uma vinheta envolvendo determinado atributo da APS, os alunos discutem entre pares o atributo correspondente e são convidados a compartilhar seus resultados.

    Resultados

    A percepção dos atores envolvidos nas atividades foi de que o engajamento e a participação dos alunos foram de alta qualidade, independentemente do método utilizado. Houve envolvimento ativo em todo o período de aula, com respostas integrais às tarefas apresentadas sem distrações como conversas paralelas, idas ao banheiro ou consultas ao celular. 

    Conclusão

    O uso de métodos ativos para desenvolver temas pertinentes ao SUS e à APS se mostrou viável e motivador, tanto para o docente como para os estudantes.

  • Palavras-chave
  • Ensino, Docência, Métodos Pedagógicos, Formação Acadêmica
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3 - Ensino-aprendizagem: preceptoria, docência, letramento e educação
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  • Eixo 1 - A resolubilidade na assistência além das 4 paredes do consultório
  • Eixo 2 - Potencialidades nos processos de trabalho: diálogos multiprofissionais para o fortalecimento da APS
  • Eixo 3 - Ensino-aprendizagem: preceptoria, docência, letramento e educação
  • Eixo 4 - Recursos de abordagem: o que significa ser integral?
  • Eixo 5 - Atualizações clínicas e Educação Continuada sensíveis à MFC