Introdução
As Diretrizes Curriculares Nacionais de graduação médica(DCN) preconizam o uso de métodos ativos para a formação crítico-reflexiva e a inserção oportuna dos estudantes no sistema de saúde desde o início do curso. Os conteúdos curriculares relativos ao funcionamento e aos princípios do SUS e da Atenção Primária em Saúde (APS) devem ser problematizados e privilegiar o engajamento dos alunos nas atividades educacionais.
Objetivo
Relatar a experiência de utilização de métodos ativos no contexto de temas fundamentais relativos ao SUS e à APS para ingressantes do curso de graduação médica.
Descrição da Experiência
Cinco atividades educacionais utilizando métodos ativos foram desenvolvidas: (1) Travessia do Rio – atividade que envolve o cumprimento de uma tarefa de forma lúdica e criativa. A intervenção tem como objetivos aproximar os alunos ingressantes e desenvolver habilidades tais como o trabalho em equipe, liderança e planejamento; (2) Filme SICKO-SOS Saúde – atividade em que o estudante é convidado a escrever uma resenha sobre seus sentimentos e refletir sobre os modelos de sistemas de saúde encontrados no documentário, confrontando com a literatura e com uma aula expositiva-dialogada ministrada; (3) Dinâmica da teia/do barbante trançado: atividade em que os alunos lançam um rolo de barbante uns aos outros de acordo com o percurso hipotético de um usuário na Rede de Atenção à Saúde (RAS), tendo como referência o papel da APS como ordenadora da RAS, formando uma grande teia ao final. (4) Quiz interativo: atividade em que cada estudante sorteia um fragmento de papel contendo uma atribuição de determinado profissional da equipe da ESF, devendo refletir e responder sobre o papel do mesmo na equipe multiprofissional; (5) Discussão interparesde vinhetas – atividade planejada para problematizar, por meio de situações-problema, os atributos essenciais e derivados da APS. Após a leitura de uma vinheta envolvendo determinado atributo da APS, os alunos discutem entre pares o atributo correspondente e são convidados a compartilhar seus resultados.
Resultados
A percepção dos atores envolvidos nas atividades foi de que o engajamento e a participação dos alunos foram de alta qualidade, independentemente do método utilizado. Houve envolvimento ativo em todo o período de aula, com respostas integrais às tarefas apresentadas sem distrações como conversas paralelas, idas ao banheiro ou consultas ao celular.
Conclusão
O uso de métodos ativos para desenvolver temas pertinentes ao SUS e à APS se mostrou viável e motivador, tanto para o docente como para os estudantes.