FORMAÇÃO MÉDICA HUMANIZADA: VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS DO PRIMEIRO PERÍODO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

  • Autor
  • Ana Luisa de Souza Ferreira Carvalho
  • Co-autores
  • Naya Tayna Ferreira da Silva , Lais Ferreira de Abreu , Mariana Lima Afonso , Willian Alves Bueno
  • Resumo
  • INTRODUÇÃOAs Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), contemplam sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são denominados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medicina tradicional e complementar (MT/MCA) (WHO, 2002)”. Além disso, as PICS são ofertadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde com opções de 29 procedimentos, os quais contemplam abordagens terapêuticas, enfatizando a escuta acolhedora e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade (Ministério da Saúde, 2006). OBJETIVOSRelatar a vivência de acadêmicas do primeiro período do curso de medicina em práticas integrativas e complementares prestadas na Unidade Básica de Saúde (UBS). RELATO DE EXPERIÊNCIAA UBS frequentada pelos alunos os recebe semanalmente. Durante essas interações, os discentes têm contato abrangente com a sociedade dada a diversidade de pessoas atendidas. Nesse contexto, eles são expostos a narrativas de vida que transcendem seu próprio escopo individual, capacitando-os a adotar uma perspectiva ampla sobre a realidade do outro, especialmente em relação a condições e estilos de vida diferentes dos seus. Além disso, a UBS proporciona o acesso a questões que extrapolam a esfera da medicina tradicional, uma vez que a medicina de família engloba aspectos emocionais, pessoais e familiares de cada indivíduo. Sendo assim, são feitos encontros semanais com a comunidade, abertos à interação entre os presentes, visando acolhimento, apoio e informação tanto social, quanto psicológica. Adicionalmente, a unidade oferece PICS, como Reiki e auriculoterapia, demonstrando aos alunos a diversidade de opções terapêuticas disponíveis. Essas abordagens impactam positivamente no tratamento e na qualidade de vida dos pacientes relatadas por eles pessoalmente nas consultas e ampliando ainda mais a forma de enxergar o outro e tratá-los. RESULTADOSEsse método de ensino demonstra resultados positivos, ao enriquecer o aprendizado dos universitários. Além de lhes proporcionar contato precoce com a prática médica, permitindo a integração do conhecimento teórico com a experiência prática, também oferece uma visão abrangente que se desenvolve desde o início da vida acadêmica, contribuindo para uma formação de excelência. CONCLUSÃO: Em síntese, os alunos dessa universidade terão uma formação ímpar e estarão preparados para o exercício humanizado da profissão médica. Através dessa abordagem, eles compreendem a importância de um olhar compassivo em relação ao paciente, que considera não apenas suas questões físicas, mas também suas necessidades psicossociais.

     

  • Palavras-chave
  • Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS); Medicina tradicional e complementar; Experiência academica; Humanização da medicina
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 4 - Recursos de abordagem: o que significa ser integral?
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  • Eixo 1 - A resolubilidade na assistência além das 4 paredes do consultório
  • Eixo 2 - Potencialidades nos processos de trabalho: diálogos multiprofissionais para o fortalecimento da APS
  • Eixo 3 - Ensino-aprendizagem: preceptoria, docência, letramento e educação
  • Eixo 4 - Recursos de abordagem: o que significa ser integral?
  • Eixo 5 - Atualizações clínicas e Educação Continuada sensíveis à MFC