INTRODUÇÃO: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), contemplam sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são denominados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medicina tradicional e complementar (MT/MCA) (WHO, 2002)”. Além disso, as PICS são ofertadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde com opções de 29 procedimentos, os quais contemplam abordagens terapêuticas, enfatizando a escuta acolhedora e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade (Ministério da Saúde, 2006). OBJETIVOS: Relatar a vivência de acadêmicas do primeiro período do curso de medicina em práticas integrativas e complementares prestadas na Unidade Básica de Saúde (UBS). RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UBS frequentada pelos alunos os recebe semanalmente. Durante essas interações, os discentes têm contato abrangente com a sociedade dada a diversidade de pessoas atendidas. Nesse contexto, eles são expostos a narrativas de vida que transcendem seu próprio escopo individual, capacitando-os a adotar uma perspectiva ampla sobre a realidade do outro, especialmente em relação a condições e estilos de vida diferentes dos seus. Além disso, a UBS proporciona o acesso a questões que extrapolam a esfera da medicina tradicional, uma vez que a medicina de família engloba aspectos emocionais, pessoais e familiares de cada indivíduo. Sendo assim, são feitos encontros semanais com a comunidade, abertos à interação entre os presentes, visando acolhimento, apoio e informação tanto social, quanto psicológica. Adicionalmente, a unidade oferece PICS, como Reiki e auriculoterapia, demonstrando aos alunos a diversidade de opções terapêuticas disponíveis. Essas abordagens impactam positivamente no tratamento e na qualidade de vida dos pacientes relatadas por eles pessoalmente nas consultas e ampliando ainda mais a forma de enxergar o outro e tratá-los. RESULTADOS: Esse método de ensino demonstra resultados positivos, ao enriquecer o aprendizado dos universitários. Além de lhes proporcionar contato precoce com a prática médica, permitindo a integração do conhecimento teórico com a experiência prática, também oferece uma visão abrangente que se desenvolve desde o início da vida acadêmica, contribuindo para uma formação de excelência. CONCLUSÃO: Em síntese, os alunos dessa universidade terão uma formação ímpar e estarão preparados para o exercício humanizado da profissão médica. Através dessa abordagem, eles compreendem a importância de um olhar compassivo em relação ao paciente, que considera não apenas suas questões físicas, mas também suas necessidades psicossociais.