EDUCAÇÃO MÉDICA EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO DAS INICIATIVAS NO BRASIL

  • Autor
  • GABRIELA MARITSA CARVALHO
  • Co-autores
  • Caio César Faria Delsin , Kananda Oliveira Garcia Ruiz , Milena Henriques Fialho , Geraldo de Assis Carvalho Júnior
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO 

    Os cuidados paliativos (CP) são uma abordagem multidisciplinar direcionada para o cuidado do sofrimento de pacientes e familiares frente a um diagnóstico que ameaça a continuidade da vida. Sua efetivação requer um trabalho interprofissional para o manejo de sintomas e complicações. Os domínios gerais em CP compreendem uma abordagem centrada na pessoa, atenta às dimensões física, psíquica, social e espiritual do paciente e voltada para o desenvolvimento de habilidades de comunicação. No Brasil, em 2023, foi proposta a criação da Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP) a ser oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), visando a universalização do acesso a essa abordagem. Entretanto, existem desafios a serem enfrentados, tendo a escassez da educação médica nessa área como uma lacuna na garantia da promoção de uma assistência de qualidade. 

     

    OBJETIVO

    Analisar as informações disponíveis na literatura atual sobre a educação médica em cuidados paliativos no contexto brasileiro, identificando programas e iniciativas existentes.

     

    METODOLOGIA

    Realizou-se uma revisão sistemática de literatura por meio da procura de artigos nas bases de dados BVS e CAPES, utilizando as seguintes especificações: medical education AND palliative care AND Brazil. Foi feita a limitação temporal de 5 anos e por idioma, considerando inglês e português. Na busca inicial foram encontrados 32 artigos no BVS e 91 no CAPES. 88 foram excluídos pelo título e 17 pelo resumo, por não abordarem os objetivos a serem pesquisados nesta revisão. Ao final, 18 artigos foram separados entre os autores para estudo. 

     

    RESULTADOS

    Dentro os 18 artigos lidos, 28% abordaram como está o ensino dos CP nas instituições de ensino superior (IES). Já 55% abordaram o estado de conhecimento dos estudantes e médicos na grade curricular atual. Dentre as principais lacunas encontradas, foram relatadas: o desconhecimento do próprio CP, dificuldade de manejo de dor no paciente, de comunicação de más notícias e no entendimento da morte como um processo natural da vida. 22% dos artigos trazem perspectivas futuras para inserção dos CP no currículo médico.

     

    CONCLUSÃO

     

    Entende-se, portanto, que o ensino dos cuidados paliativos é de fundamental importância para a formação de médicos aptos para lidarem com a finitude da vida. Todavia, esta não é a realidade da maioria das IES. Assim, mostra-se imprescindível a inclusão dos CP como disciplina integrante do currículo médico, abrangendo sua extensão teórica e prática, a fim de aproximar os estudantes da complexidade do referido tema e corroborar com o proposto pela PNCP.

     

     

  • Palavras-chave
  • Cuidados paliativos, educação médica, avaliação de programas e projetos de saúde
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 5 - Atualizações clínicas e Educação Continuada sensíveis à MFC
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  • Eixo 1 - A resolubilidade na assistência além das 4 paredes do consultório
  • Eixo 2 - Potencialidades nos processos de trabalho: diálogos multiprofissionais para o fortalecimento da APS
  • Eixo 3 - Ensino-aprendizagem: preceptoria, docência, letramento e educação
  • Eixo 4 - Recursos de abordagem: o que significa ser integral?
  • Eixo 5 - Atualizações clínicas e Educação Continuada sensíveis à MFC