Introdução
Sabe-se que a alimentação é de suma importância para o desenvolvimento neuropsicomotor infantil e por isso deve ser tema dos atendimentos em pediatria na atenção primária a saúde.
Comunidades com elevado índice de vulnerabilidade social, recursos escassos, desconhecimento de informações básicas sobre nutrição e alimentação saudável e sob forte influência midiática pautada na praticidade do consumo, necessitam de ações que visem à promoção e educação em saúde como forma de estimular o consumo consciente de alimentos.
Portanto, implementar medidas de saúde que estimulem o consumo de alimentos saudáveis e minimamente processados a fim de combater os danos provocados pela má nutrição se faz necessário.
Objetivo
Orientar alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental I sobre a importância de reconhecer e escolher alimentos saudáveis para boa nutrição, crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde.
Descrição da Experiência
Com base na avaliação dos registros alimentares obtidos durante consultas pediátricas realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no Distrito Industrial em Contagem, percebeu-se a necessidade de intervenção devido à vulnerabilidade social da comunidade atendida e à falta de conhecimento sobre práticas alimentares saudáveis. Considerando o cenário desafiador da alimentação infantil, influenciado pela mídia e pela disponibilidade generalizada de alimentos ultraprocessados e processados, decidiu-se programar uma iniciativa em uma escola municipal próxima à UBS.
Para a atividade, foram selecionados estudantes do primeiro ciclo do Ensino Fundamental I com idades entre 6 e 9 anos. Assim, criou-se um mural com opções alimentares saudáveis e ultraprocessadas; um prato balanceado com a proporção adequada de cada tipo de alimento e caixas com expressões alegres e tristes nas quais os alunos precisavam decidir onde colocar os alimentos saudáveis (caixa feliz) e aqueles que passaram por processamentos e, por isso, eram ricos em açúcares, gorduras e conservantes (caixa triste).
Primeiramente, realizou-se uma breve introdução sobre a relevância da alimentação e a seleção criteriosa dos alimentos para manter a saúde. Posteriormente, os estudantes foram encorajados a determinar em qual recipiente depositar os alimentos.
Resultados
Após a intervenção, os estudantes conseguiram categorizar corretamente os alimentos e vários deles reconheceram novas opções de frutas, verduras e formas de utiliza-las na alimentação.
Conclusão
Assim sendo, a ação teve um desfecho positivo, visto que os estudantes perceberam a importância da seleção dos alimentos para uma adequada evolução e progresso, além de ser fundamental na prevenção de enfermidades.