INTRODUÇÃO: A APS é a porta de entrada aos serviços de saúde que se organiza por meio da ESF, sendo seu desempenho monitorado por 7 indicadores do programa denominado PREVINE Brasil.
OBJETIVO: elaborar um sistema de informação simples e de baixo custo, gerir o cuidado de gestantes por meio desse sistema e avaliar o seu impacto sobre os indicadores 1, 2 e 3 do programa Previne Brasil.
METODOLOGIA: Foi desenvolvido e implantado (junho/2023) sistema de informação (programa EXCEL 2007) para controle e acompanhamento de gestantes de uma ESF. Gestantes já em curso foram inseridas no sistema, com inclusão sequencial das demais que iniciavam o pré-natal. O sistema contou com campos automatizados que emitem alertas referentes aos cuidados preconizados pelo SMS e pelo Programa Previne Brasil, como: necessidade de lançamento da usuária no E-SUS, frequência nas consultas com a ESF e ESB e puerperal, oferta DIU e laqueadura pós-parto imediato e visita a maternidade, cálculo da IG pela DUM e pelo USG, necessidade de realizar rastreamento CA colo útero, além de facilitar a visualização das gestantes em PNAR e dos resultados TR sorologias e tratamento adequado das gestantes com sífilis positivo. A ESF foi treinada e a linha de cuidado de cada gestante foi discutida semanalmente com correção dos desvios identificados.
RESULTADOS: Indicador 1 (Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação – meta 45%) passou de 50% (Q1/2023) para 67% (Q2/2023) e posteriormente para 80% (Q3/2023). Indicador 2 (Proporção de gestantes com realização de exames sífilis e HIV – meta 60%) passou de 83% (Q1/2023) para 67% (Q2/2023) – queda devido a falha no lançamento dos dados no prontuário eletrônico, e posteriormente para 100% (Q3/2023). Indicador 3 (Proporção de gestantes com atendimento odontológico – meta 60%) passou de 50% (Q1/2023) para 100% (Q2/2023) e posteriormente para 80% (Q3/2023).
CONCLUSÃO: Gestão do cuidado de gestantes por meio desse sistema de informação mostrou-se efetiva na melhora dos indicadores do PREVINE Brasil desta equipe, alcançando valores bem acima das metas propostas, sendo indicativa da melhoria no acesso e da qualidade da assistência prestada. Após avaliação dos resultados alcançados, este sistema foi implantado em mais 12 ESF pertencentes ao distrito, com proposta de expansão para todas as equipes do municipio até o final do ano 2024.