Introdução: Para construir um novo perfil profissional médico; generalista, humanista, crítico e reflexivo, capaz de atuar nos diferentes níveis de atenção, publicou-se em 2001 as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de medicina, complementadas pela Resolução nº 3/2014. Como a Medicina de Família e Comunidade (MFC) é a especialidade associada à Atenção Primária à Saúde (APS), norteada pelo cuidado integral e contínuo a pessoas, famílias e comunidade, observa-se correlação entre seus princípios e as recomendações das DCN. Assim, avaliar a aquisição de princípios da MFC ao longo do curso médico pode ser primordial para fortalecer a construção do profissional generalista preparado para os novos paradigmas em saúde. Objetivo: Avaliar a aquisição de conceitos do corpo discente de uma faculdade federal de Medicina, ao longo do curso, sobre a especialidade MFC, constatando os possíveis impactos da aplicação de seus princípios no currículo. Método: Estudo transversal descritivo, realizado entre novembro e dezembro de 2020 envolvendo os 12 períodos de Medicina, via aplicação de questionário online e autoaplicável desenvolvido no estudo. Foram formuladas 11 questões objetivas sobre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da APS e as atribuições e competências do MFC. O estudo foi registrado no Comitê de Ética da instituição e recebeu um número de Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE). Resultados: Verificou-se, por testes de hipóteses (teste T e teste Z), a reprodutibilidade do questionário na população discente, demonstrando que os resultados do estudo são fidedignos. Obteve-se 249 respostas, sendo 248 válidas. A média geral de acertos foi de 83,54%. Notou-se um crescimento na aquisição de conhecimentos, do primeiro ao último período, porém não linear. A questão com maior proporção de erros (média de acertos geral de 39,25%) exigia conhecimento acerca de algumas competências específicas da MFC. Conclusão: Observou-se relação entre a média de acertos e períodos cursados, sendo aquela maior nas turmas mais avançadas. Nesse cenário, destaca-se a importância da disciplina Práticas de Integração, Ensino Serviço e Comunidade (Piesc) no currículo, por ser responsável pela articulação entre teoria e prática na APS. A maior porcentagem de erros de uma das questões permitiu discutir a construção do ambiente prático vivenciado pelos alunos. Assim, estudos posteriores podem utilizar o questionário construído para avaliar turmas futuras e auxiliar a gestão universitária a analisar o ganho de conhecimento com as mudanças de cenários adotadas.