Introdução: A qualidade da assistência médica no Brasil pode ser aprimorada através do desenvolvimento profissional continuado, enfatizando a atualização técnica e a prática humanizada. A integração da Atenção Primária à Saúde (APS) nos currículos das faculdades de medicina e o serviço assistencial é essencial para preparar médicos para desafios técnicos e promover um atendimento mais completo. Para alcançar este objetivo, é necessário treinamento constante e troca entre os pares para aprimoramento da técnica.
Objetivos: Construir um programa de aprendizagem virtual (e-learning) que forneça formação complementar teórica para ampliar e aprofundar os conhecimentos e as habilidades de médicos em formação e residentes de Medicina de Família e Comunidade (MFC), com vistas a melhorar a qualidade da assistência médica na APS.
Metodologia: A partir da discussão entre especialistas em MFC, foram escolhidos sete temas considerados de maior relevância: registro clínico orientado por problemas, método clínico centrado na pessoa, consulta em sete passos, prevenção quaternária, medicina baseada em evidências, assistência à população LGBTQIA+ e violência na APS. Com o auxílio de alunos da graduação, realizou-se extensa pesquisa em bases de dados e na literatura especializada, a partir da qual foram construídos módulos no ambiente de aprendizagem virtual Moodle vinculado à universidade idealizadora, cada qual contando com texto de apoio, questionário e fórum de discussão próprios, com vistas a conferir flexibilidade, acessibilidade e evitar sobrecargas. Adicionalmente, foram construídas cartilhas para o manejo clínico de problemas frequentes na Atenção Primária, como obesidade, diabetes mellitus, hipertensão arterial e dengue. A avaliação do desempenho dos alunos foi realizada a partir de suas contribuições nos fóruns de discussão e de seu desempenho nos questionários realizados ao final de cada módulo, valorizando o aprendizado ativo e a discussão entre pares na resolução de problemas.
Resultados: A abordagem adotada no projeto se mostra como instrumento útil para reforçar a aprendizagem dos preceitos para o exercício da medicina centrada na pessoa. Através deste enfoque, os participantes foram gradativamente incentivados a desenvolver habilidades essenciais, como comunicação eficaz com o paciente, ponderação na tomada de decisões e integração do processo de trabalho nos mais diferentes níveis.
Conclusões: A oferta de uma formação complementar em APS aos profissionais de saúde formados e em formação é capaz de não somente maximizar suas potencialidades, mas também contribuir para a formação de profissionais mais preparados para enfrentar os desafios do sistema de saúde brasileiro.