APRIMORAMENTO EM ATENÇÃO PRIMÁRIA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA E RESIDENTES EM MFC

  • Autor
  • Ana Flávia Alves de Oliveira
  • Co-autores
  • RICARDO ALEXANDRE DE SOUZA , Eduardha Santos Temponi Barroso , Carlos Eduardo Moraes Tigre
  • Resumo
  • Introdução: A qualidade da assistência médica no Brasil pode ser aprimorada através do desenvolvimento profissional continuado, enfatizando a atualização técnica e a prática humanizada. A integração da Atenção Primária à Saúde (APS) nos currículos das faculdades de medicina e o serviço assistencial é essencial para preparar médicos para desafios técnicos e promover um atendimento mais completo. Para alcançar este objetivo, é necessário treinamento constante e troca entre os pares para aprimoramento da técnica. 

    Objetivos: Construir um programa de aprendizagem virtual (e-learning) que forneça formação complementar teórica para ampliar e aprofundar os conhecimentos e as habilidades de médicos em formação e residentes de Medicina de Família e Comunidade (MFC), com vistas a melhorar a qualidade da assistência médica na APS. 

    Metodologia: A partir da discussão entre especialistas em MFC, foram escolhidos sete temas considerados de maior relevância: registro clínico orientado por problemas, método clínico centrado na pessoa, consulta em sete passos, prevenção quaternária, medicina baseada em evidências, assistência à população LGBTQIA+ e violência na APS. Com o auxílio de alunos da graduação, realizou-se extensa pesquisa em bases de dados e na literatura especializada, a partir da qual foram construídos módulos no ambiente de aprendizagem virtual Moodle vinculado à universidade idealizadora, cada qual contando com texto de apoio, questionário e fórum de discussão próprios, com vistas a conferir flexibilidade, acessibilidade e evitar sobrecargas. Adicionalmente, foram construídas cartilhas para o manejo clínico de problemas frequentes na Atenção Primária, como obesidade, diabetes mellitus, hipertensão arterial e dengue. A avaliação do desempenho dos alunos foi realizada a partir de suas contribuições nos fóruns de discussão e de seu desempenho nos questionários realizados ao final de cada módulo, valorizando o aprendizado ativo e a discussão entre pares na resolução de problemas. 

    Resultados: A abordagem adotada no projeto se mostra como instrumento útil para reforçar a aprendizagem dos preceitos para o exercício da medicina centrada na pessoa. Através deste enfoque, os participantes foram gradativamente incentivados a desenvolver habilidades essenciais, como comunicação eficaz com o paciente, ponderação na tomada de decisões e integração do processo de trabalho nos mais diferentes níveis. 

    Conclusões: A oferta de uma formação complementar em APS aos profissionais de saúde formados e em formação é capaz de não somente maximizar suas potencialidades, mas também contribuir para a formação de profissionais mais preparados para enfrentar os desafios do sistema de saúde brasileiro. 

  • Palavras-chave
  • Educação a Distância, Educação de Graduação em Medicina, Educação Continuada, Atenção Primária à Saúde, Medicina de Família e Comunidade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 3 - Ensino-aprendizagem: preceptoria, docência, letramento e educação
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  • Eixo 1 - A resolubilidade na assistência além das 4 paredes do consultório
  • Eixo 2 - Potencialidades nos processos de trabalho: diálogos multiprofissionais para o fortalecimento da APS
  • Eixo 3 - Ensino-aprendizagem: preceptoria, docência, letramento e educação
  • Eixo 4 - Recursos de abordagem: o que significa ser integral?
  • Eixo 5 - Atualizações clínicas e Educação Continuada sensíveis à MFC