Introdução: O Grupo HiperDia é uma iniciativa essencial para o controle do diabetes e hipertensão arterial na atenção primária à saúde. Permite o monitoramento regular dos pacientes, ações de educação em saúde, troca de experiências e proporciona um ambiente de apoio onde os pacientes podem compartilhar dúvidas e preocupações. Além disso, ajuda na identificação de risco cardiovascular, lesões de órgão alvo e hábitos de vida. Dessa forma, este relato descreve a experiência de incluir a avaliação multidisciplinar de sensibilidade dos pés no Grupo Hiperdia, visando ampliar o cuidado oferecido aos pacientes e promover uma abordagem centrada no indivíduo.
Objetivo: Este relato tem como objetivo compartilhar a experiência com a inserção da avaliação de sensibilidade dos pés em um Grupo HiperDia e destacar seus benefícios para os pacientes e profissionais de saúde.
Metodologia: A avaliação de sensibilidade utilizando o teste com monofilamento Semmes Weinstein foi integrada às sessões regulares do Grupo HiperDia associado a um tempo e espaço para os participantes expressarem suas preocupações, necessidades e experiências relacionadas ao autocuidado do paciente diabético. Utilizou-se uma abordagem participativa, com técnicas de facilitação para promover uma discussão aberta e a colaboração entre os membros do grupo, interrogando ativamente os participantes sobre dúvidas e conhecimentos pregressos acerca do cuidado dos pés. Esperava-se que essa abordagem melhorasse a comunicação, fortalecesse o vínculo entre pacientes e profissionais de saúde e promovesse uma compreensão mais profunda acerca do autocuidado dos pacientes.
Resultados: A inserção da avaliação de sensibilidade dos pés foi bem recebida pelos participantes e pela equipe, que compartilharam suas vivências pessoais sobre o tema e relataram melhoria dos conhecimentos acerca desta complicação. Houve um aumento na expressão de preocupações acerca da prevenção de lesões e de como realizar as medidas de autocuidado. Além disso, os profissionais de saúde notaram uma maior compreensão das necessidades dos pacientes e uma melhora na eficácia das intervenções, uma vez que o processo capacita os pacientes no autocuidado, tornando-os sujeitos ativos no cuidado contra complicações e permite detecção precoce dessas ocorrências, contribuindo assim para melhor qualidade de vida.
Conclusões: Esta experiência demonstra os benefícios da inserção da avaliação de sensibilidade dos pés em grupos HiperDia. A abordagem promove uma comunicação mais aberta e eficaz entre pacientes e profissionais de saúde, fortalecendo o cuidado centrado no paciente e potencializando os resultados da detecção precoce da neuropatia diabética e prevenção de suas consequências.