Introdução
A prevenção de acidentes domésticos representa uma das prioridades na saúde infantil, dado o alto risco de lesões graves que crianças de diferentes idades podem sofrer em ambiente domiciliar. A educação dos responsáveis e de profissionais envolvidos no cuidado direto às crianças, como os agentes comunitários de saúde (ACS), é fundamental para reduzir a incidência desses eventos.
Objetivo
Esta intervenção teve como objetivo integrar conhecimentos práticos e teóricos em uma estratégia educativa dirigida às ACS do Centro de Saúde Santa Mônica, em Belo Horizonte-MG.
Descrição da experiência
Esta intervenção foi concebida e implementada por estudantes de medicina, à época do terceiro período, da UNIFENAS-BH, como parte de suas atividades curriculares da matéria de Prática Médica na Comunidade (PMC). A metodologia incluiu a elaboração de panfletos com material didático, baseados em diretrizes atualizadas de segurança infantil e saúde preventiva, os quais foram entregues a mães, pais e avós presentes no Centro de Saúde. Em seguida, foi organizada uma palestra educativa, apresentada por quatro alunos no próprio Centro de Saúde, às ACS. A apresentação foi estruturada para abordar temas específicos, como prevenção de quedas, intoxicações, contato com animais de estimação, queimaduras e afogamentos, adequando o conteúdo à realidade e às necessidades percebidas pelas ACS. Esperava-se que, através desta formação, as ACS pudessem não apenas aprender, mas também compartilhar suas experiências profissionais, de modo a enriquecer a dinâmica para todos os participantes.
Resultados
Foi possível perceber uma expansão significativa do conhecimento das ACS e dos pais quanto à prevenção de acidentes domésticos, visto que os mesmos não sabiam de várias situações que colocavam as crianças em risco. Ademais, observou-se que houve um aprendizado por parte dos integrantes do grupo por meio da troca de experiências com as participantes.
Conclusões
Palestras educacionais voltadas para ACS são uma forma eficiente de democratizar o conhecimento acerca de diversos temas cotidianos ligados à comunidade, uma vez que há uma interação dos estudantes de medicina com os profissionais. Neste caso específico, a prevenção de acidentes domésticos envolvendo crianças é um tópico abrangente e que pode ser mais abordado tanto com responsáveis quanto com profissionais da área da saúde. Isso pôde ser inferido diante da repercussão da intervenção, visto que muitos dos conhecimentos compartilhados foram encarados como novidade pelas participantes da dinâmica.