INTRODUÇÃO: O Médicos pelo Brasil, executado pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), além de ser um programa de provimento médico federal, pretende formar mais Médicos de Família e Comunidade para aperfeiçoar a assistência realizada na Atenção Primária à Saúde (APS). Um dos pilares dessa formação médica é a tutoria clínica, que se caracteriza como um conjunto de ações de orientação e supervisão prática dos profissionais bolsistas, estruturada para o acompanhamento de sua atuação em Unidades de Saúde da Família. OBJETIVOS: Relatar a experiência com a tutoria clínica do Programa Médicos pelo Brasil.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: As tutorias clínicas acontecem periodicamente, a cada dois meses e duram uma semana. Durante esses encontros, os médicos bolsistas comparecem às unidades de saúde onde os seus tutores clínicos atuam. Dentre as atividades desenvolvidas durante as tutorias estão o estudo dirigido à prática (relato de caso), avaliação de desempenho do estudante, observação direta de consultas (MINI-CEX) e atividade de modelagem (observação reversa de consultas). Além de atividades formativas, são feitos atendimentos ambulatoriais aos pacientes, visitas domiciliares e atividades em equipe. O contato com a rotina de outro profissional médico e outros fluxos de trabalho dá aos bolsistas maior bagagem teórica e prática para que possam melhorar sua forma de atuação.
DISCUSSÃO: A tutoria clínica utiliza estratégias pedagógicas que promovem a associação entre os saberes aprendidos no curso de especialização e as práticas vivenciadas no cotidiano profissional. Isso permite que seja feita a integração entre o ensino e o serviço, potencializa o aprendizado e propicia um melhor desenvolvimento das competências profissionais. As atividades desenvolvidas durante as tutorias ajudam a detectar quais são as deficiências e potências dos bolsistas, possibilitando o aperfeiçoamento das habilidades necessárias para o trabalho médico na Atenção Primária à Saúde.
CONCLUSÃO: Além do conhecimento técnico que pode ser obtido através dos atendimentos e discussões de casos, as tutorias clínicas proporcionam o contato com os diferentes ambientes e saberes que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS). Essa troca de experiências entre os bolsistas e os tutores, possibilita não apenas a aquisição e aperfeiçoamento de habilidades, mas também o desenvolvimento de competências para a docência, inspirando novos formadores em Medicina de Família e Comunidade.