Relato de Experiência : Tutorias Clínicas e a formação em MFC

  • Autor
  • Ana Beatriz Paixão de Queiroz
  • Co-autores
  • Isabel Amaral Narciso Machado
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: O Médicos pelo Brasil, executado pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), além de ser um programa de provimento médico federal, pretende formar mais Médicos de Família e Comunidade para aperfeiçoar a assistência realizada na Atenção Primária à Saúde (APS). Um dos pilares dessa formação médica é a tutoria clínica, que se caracteriza como um conjunto de ações de orientação e supervisão prática dos profissionais bolsistas, estruturada para o acompanhamento de sua atuação em Unidades de Saúde da Família. OBJETIVOS: Relatar a experiência com a tutoria clínica do Programa Médicos pelo Brasil.

    RELATO DE EXPERIÊNCIA: As tutorias clínicas acontecem periodicamente, a cada dois meses e duram uma semana. Durante esses encontros, os médicos bolsistas comparecem às unidades de saúde onde os seus tutores clínicos atuam. Dentre as atividades desenvolvidas durante as tutorias estão o estudo dirigido à prática (relato de caso), avaliação de desempenho do estudante, observação direta de consultas (MINI-CEX) e atividade de modelagem (observação reversa de consultas). Além de atividades formativas, são feitos atendimentos ambulatoriais aos pacientes, visitas domiciliares e atividades em equipe. O contato com a rotina de outro profissional médico e outros fluxos de trabalho dá aos bolsistas maior bagagem teórica e prática para que possam melhorar sua forma de atuação.

    DISCUSSÃO: A tutoria clínica utiliza estratégias pedagógicas que promovem a associação entre os saberes aprendidos no curso de especialização e as práticas vivenciadas no cotidiano profissional. Isso permite que seja feita a integração entre o ensino e o serviço, potencializa o aprendizado e propicia um melhor desenvolvimento das competências profissionais. As atividades desenvolvidas durante as tutorias ajudam a detectar quais são as deficiências e potências dos bolsistas, possibilitando o aperfeiçoamento das habilidades necessárias para o trabalho médico na Atenção Primária à Saúde.

    CONCLUSÃO: Além do conhecimento técnico que pode ser obtido através dos atendimentos e discussões de casos, as tutorias clínicas proporcionam o contato com os diferentes ambientes e saberes que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS). Essa troca de experiências entre os bolsistas e os tutores, possibilita não apenas a aquisição e aperfeiçoamento de habilidades, mas também o desenvolvimento de competências para a docência, inspirando novos formadores em Medicina de Família e Comunidade.

  • Palavras-chave
  • Tutorias clínicas, Formação Médica, Medicina de Família e Comunidade, Habilidades Médicas, Médico Tutor, Médico Bolsista.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo 3 - Ensino-aprendizagem: preceptoria, docência, letramento e educação
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  • Eixo 1 - A resolubilidade na assistência além das 4 paredes do consultório
  • Eixo 2 - Potencialidades nos processos de trabalho: diálogos multiprofissionais para o fortalecimento da APS
  • Eixo 3 - Ensino-aprendizagem: preceptoria, docência, letramento e educação
  • Eixo 4 - Recursos de abordagem: o que significa ser integral?
  • Eixo 5 - Atualizações clínicas e Educação Continuada sensíveis à MFC