Introdução
A disciplina Atenção Domiciliar (AD) é ministrada como eletiva para alunos a partir do quinto período do curso de medicina de uma Universidade Federal, sendo composta por 4 unidades didáticas (UD): 1 - Histórico, implantação e gerenciamento de equipes e serviços de AD; 2 - Situações clínicas comuns na AD; 3 - Procedimentos no Domicílio; 4 - Abordagem Familiar e Projeto Terapêutico Singular.
Objetivo
Relatar a experiência da disciplina AD numa Universidade Federal mineira, baseada em metodologias ativas, situações problema e casos clínicos a serem resolvidos por grupos estabelecidos ao longo do semestre pelo critério de heterogeneidade.
Descrição da Experiência
A disciplina se desenvolve com atividades individuais e em grupos, resolvidas em sala de aula, postadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle® e discutidas em fóruns.
Na UD1, discutem-se o histórico, gestão e níveis de AD, políticas públicas, critérios de elegibilidade, transição do cuidado e segurança do paciente no domicílio;
Na UD2 discutem-se as situações clínicas comuns nos ciclos de vida da infância, adulto e idoso em AD;
A UD3 envolve situações-problema sobre cuidados paliativos, cobertura de lesões, ventilação mecânica, procedimentos, além de uma oficina sobre ostomias com bonecas;
A UD4 aborda cuidadores, familias e confecção de projetos terapêuticos singulares;
Ademais, é ofertada a possibilidade de visitas a pessoas sob cuidados da AD no território do município juntamente com o docente.
Resultados
Ministrada desde 2020, a disciplina tem boa adesão e avaliação positiva dos discentes. Incluindo alunos de diversos períodos, diversificam-se as vivências e potencializam-se as metodologias ativas através de situações-problema para sua resolução e apresentação para os colegas dos demais grupos. Os monitores qualificam as oficinas, apoiando o raciocínio clínico e orientando os alunos. Evidenciam-se conteúdos inexistentes na formação, tais como ventilação mecânica, ostomias, cuidados paliativos, cobertura de lesões, com os quais eles cada vez mais precisarão se familiarizar em um cenário epidemiológico em transformação.
Conclusão
Os alunos aprovam a experiência, apontando ineditismo no aprendizado, o caráter prático das aulas, e as metodologias ativas. A disciplina aponta respostas às demandas futuras de formação, dado o envelhecimento populacional, o avanço tecnológico que propicia sobrevida às doenças graves e maior possibilidade de monitoramento domiciliar garantindo segurança para pessoas em AD. O cenário futuro prevê cada vez mais pacientes em AD, e esta disciplina amplia a capacitação de médicos para lidar com tais situações.