GINÁSTICA LABORAL COMO FATOR DE ACESSBILIDADE E QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE LABORAL DA ESCOLA.

  • Autor
  • PATRICIA CARLY DE FARIAS CAMPOS
  • Co-autores
  • Angela Valéria Amorim , CARLOS CAMPOS
  • Resumo
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    A acessibilidade é uma das questões centrais para o pleno exercício da cidadania pelas pessoas portadoras de deficiência. A acessibilidade significa dar condições e proporcionar a todos a segurança em relação aos riscos de acidentes no ambiente, autonomia e garantia de direitos. Atualmente, a acessibilidade é um tema bastante difundido e recebe relevância diante dos agentes sociais que estão preocupados com a educação inclusiva e inclusão social na sociedade. É importante permitir a acessibilidade de todo corpo da escola eliminando as barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais que facilite acesso livre de perigo de queda, tropeço e acidentes, devendo proporcionar segurança e saúde e qualidade de vida no ambiente escolar. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o quesito qualidade de vida e acessibilidade na área de convivência,  onde ocorre a ginástica laboral de uma escola de cursos técnicos na cidade Abreu e Lima do estado de Pernambuco, Brasil,  e os aspectos de acessibilidade em conformidade com a norma NBR 9050, que recomenda as condições mínimas e necessárias para a adequação dos espaços públicos e equipamentos urbanos. Método de pesquisa: Na coleta de dados foi executado uma rota de acesso para as medições e registros fotográficos entrada/saída da área de vivência e a área  onde ocorre a ginástica laboral; e um protocolo de acessibilidade e segurança para verificação dos itens referentes à norma NBR 9050 e legislação correlata, como a realização de um questionário para verificar os aspectos da influência da ginástica laboral na qualidade de vida no ambiente da escola (docentes, administrativos). Em seguida, os registros e obtenção de dados que foram tabulados e transformados em informações capazes de traduzir e permitir adequações de acessibilidade, risco de acidentes e qualidade de vida que atendam às necessidades dos deficientes. Resultados: Foi possível compreender os aspectos de acessibilidade, segurança e qualidade de vida proporcionado pela ginástica laboral. Conclui-se então que o espaço da área de convivência necessita de readequação e implantação de medidas de promoção da acessibilidade que atendam adequadamente às normas de acessibilidade. Verificou-se a importância da ginástica laboral no ambiente escolar.

     

  • Palavras-chave
  • Acessibilidade, Qualidade de Vida, Ginastica Laboral
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • INCLUSÃO E ACESSIBILIDADES
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