Resumo:
A Educação Física passou a fazer parte do Componente Curricular nas escolas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/1996. Essa área de conhecimento mostra-se fundamental para a ampliação e a diversificação da cultural corporal de movimento dos alunos, o que torna imprescindível a adequada formação do Professor de Educação Física. Adicionalmente, é importante que o professor seja criterioso ao determinar a abordagem como cada conteúdo será ensinado, tendo em vista a necessidade da aproximação e contextualização desses conteúdos à realidade em que os alunos estejam inseridos. Especificamente em relação ao Ensino Médio, é preciso considerar, também, as diversas transformações características da adolescência, para que as dificuldades em conseguir envolvê-los nas aulas sejam transpostas. Atualmente, as formas de ensino e suas abordagens já não são tão eficientes para prender os alunos e garantir para eles uma aprendizagem efetiva. Nesse contexto, a pesquisa científica surge como uma alternativa para garantir essa aprendizagem, familiarizando o aluno com essa forma de linguagem, enriquecendo os termos utilizados para uma abordagem mais atual dos temas presentes na sociedade. Além disso, tal abordagem permite, também, mostrar aspectos pertencentes ao processo de produção do conhecimento científico e tecnológico, correlacionado com o contexto político-econômico e sociocultural. O uso de artigos também auxilia no desenvolvimento de capacidades de pesquisa, busca de informações, análise e seleção; capacidade de aprender, criar e formular, estas estão previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio. Compreendendo a dimensão e influência da pesquisa científica na atualidade, o objetivo do presente estudo é relatar a experiência de bolsistas do Programa Residência Pedagógica quanto à utilização da pesquisa científica como instrumento pedagógico durante as aulas de educação física visando uma aprendizagem mais efetiva para alunos do ensino médio de uma escola pública no centro de São Luís. Com este, pode-se perceber que a pesquisa científica utilizada como instrumento pedagógico para a abordagem de conteúdos escolares pode e precisa ser mais explorada no ensino médio, na medida em que se caracteriza como uma estratégia voltada à aprendizagem efetiva, crítica e participativa dos alunos.
Comissão Organizadora
Proativa Eventos
Daniely Gomes Vieira de Souza
André Luiz de Souza
Comissão Científica