RESUMO:
Introdução: Este relato busca dialogar sobre a importância da abordagem do conteúdo Dança nas aulas da Educação Física escolar, é o resultado de uma intervenção pedagógica através das aulas de dança, trabalhando com turmas do 3º ano do ensino médio, que teve duração de quatro aulas de Educação Física na Escola Estadual Presidente Humberto Castello Branco, localizada na cidade do Recife/PE, durante a residência pedagógica do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, tendo como objetivo ressignificar as práticas pedagógicas trabalhadas na escola, discutindo a importância de trabalhar a dança como conteúdo da educação física e dialogar sobre a temática transversal de Gênero. Resultados e discussões: O presente estudo tem caráter qualitativo, tomando como base epistemológica a etnometodologia, que é uma pesquisa onde se dedica a compreender a realidade a partir do cotidiano dos atores sociais in loco (COULON, 1995). As atividades metodológicas pensadas buscam compreender o cenário cultural e social em que os alunos estão inseridos (BRASIL, 1997, p. 23), fazendo uma ponte com os conhecimentos fornecidos previamente pelos alunos, mas em contra partida levantar questionamentos a respeito da importância de sua prática no universo escolar, no entanto possibilitando o acesso à prática de meninos e meninas a esta modalidade nas aulas de Educação Física. Foram sistematizadas em quatro aulas, que em sua totalidade exploraria as diversas modalidades de dança estimulando as capacidades físicas básicas e romper com a ideia de incapacidade, neste sentido, vivências relacionadas à prática de atividades rítmicas corporais podem vir a ocasionar diversos benefícios para com os alunos, como por exemplo: desenvolvimento físico, motor, sensorial, sensitivo e cognitivo, aquisição de novas habilidades, melhora da coordenação motora, atenção, autoestima e autoconfiança, perca de calorias, passatempo, interação social, dentre outros. Segundo Brasil (1997) os conteúdos irão ser trabalhados a partir da percepção do próprio corpo, ou seja, o estudante deverá, por meio de suas sensações, analisar e compreender as alterações que ocorrem em seu corpo durante e depois de fazer atividades. Conclusões: Com tudo que foi evidenciado no presente estudo acadêmico, sobre a grande valia das aulas de educação física que abordem os conteúdos que valorizem as práticas rítmicas corporais contribuem para o desenvolvimento integral do indivíduo, melhoras no rendimento escolar, mudanças positivas no comportamento social, de inclusão, entre benefícios diversos, pois tais vertentes ligadas a dança, exercitam de forma interligada corpo, mente e alma. Portanto a proposta abordada nesta pesquisa de estudo é abrir discussões a respeito do corpo, independente do contexto que ele está inserido. Pois permite que os indivíduos expressem seus sentimentos em forma de movimento.
Palavras-chave: Dança; Gênero; Inclusão.
Referências:
BRASIL (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC
COULON, Alain. Etnometodologia e Educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 1995.
Agência de fomento: Não Financiado.
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