Este estudo é uma reflexão sobre os processos de produções de gênero na escola, em especial, nos espaços da Educação Física Escolar/EFE no Município de Pio XII/MA. Em uma perspectiva pós-estruturalista de compreensão de produção de gênero, o trabalho analisa as concepções de gênero dos professores de EF sobre os modos como direcionam a sistematização dos conteúdos nas aulas práticas que diferenciam atitudes e práticas em função do gênero. Elencando os discursos e representações constituídas, elaboradas e reificadas de professores/as, gestores/as e alunos/as, o estudo se coloca como um trabalho etnográfico visibilizando as inter-relações inerentes ao cotidiano escolar que atualizam, deslocam e reproduzem as concepções dos papeis sociais do que deve ser “um homem” ou “uma mulher”. O transitar nos espaços da EFE, visibilizando as práticas dos/as professores/as que constroem em um campo de disputa de poder as concepções de gênero, possibilitou destacar ações do cotidiano da escola que, por suas reproduções automatizadas e rotineiras, assumem um caráter naturalizante em suas práticas, como a permanência da divisão das turmas por “sexo”, seja por critérios estabelecidos pelos/as professores/as seja pelos/as próprios/as alunos/as no decorrer das aulas mistas. O movimento de imersão no campo investigativo ocorreu entre agosto de 2014 e março de 2015, nas idas e vindas durante o processo de construção dos dados por intermédio de entrevistas, grupos focais e observações participantes.
Comissão Organizadora
Proativa Eventos
Daniely Gomes Vieira de Souza
André Luiz de Souza
Comissão Científica