A MULTIDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO: HIPERTENSÃO E DIABETES NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE VILA UNIÃO

  • Autor
  • Pedro André da Silva Lins
  • Co-autores
  • Laryssa Gabryelle Batista Ferreira da Silva , Andressa Marília Tavares Costa , Juliana Pinto Medeiros
  • Resumo
  • A prática multiprofissional dentro da realidade da saúde brasileira vem como forma de potencializar a qualidade do atendimento para a população. Um exemplo disso são as residências multiprofissionais que, de acordo com o Ministério da Educação, foram criadas para atender as necessidades locais e regionais. Podemos citar, por exemplo, a diabetes mellitus (DM) que, de acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, que afirma “O número de diabéticos está aumentando em virtude do crescimento e do envelhecimento populacional, da maior urbanização, da progressiva prevalência de obesidade e sedentarismo, bem como da maior sobrevida de pacientes com DM”. Sabendo disso, o Projeto HiperDia sistematizou estratégias de intervenções, com discentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), voltadas para à promoção e proteção à saúde relacionado a Hipertensão e Diabetes em uma Unidade de Saúde da Família. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi apresentar experiências do trabalho multiprofissional do Projeto HiperDia com a comunidade em uma unidade de saúde. Metodologia: Foi feito um estudo descritivo junto com uma análise qualitativa. O projeto ocorreu semanalmente na unidade de Saúde da Família de Vila União, com o público da comunidade local de idades variadas, sendo ministrado atividades educativas práticas relacionadas a Hipertensão e Diabetes. Sabendo da importância caráter multidisciplinar para tratar diferentes doenças, as intervenções englobaram estudantes três áreas de saúde: Educação Física, Enfermagem e Nutrição. A partir disso, o planejamento teve estratégia de métodos multidisciplinares de forma que fosse acessível para os diversos públicos presentes na unidade de saúde, sendo baseado pelo Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Resultados e discussões: A população precisa entender o que é Hipertenção e Diabetes, para que a partir disso possa prevenir ou controlar. Através de roda de conversas foi possível fazer uma análise diagnóstica do entendimento da população relacionado à Hipertensão e Diabetes. Grande parte do público que participou das atividades já estava com uma das duas doenças ou convivia com outras pessoas que tem. A partir de estratégias de atividades dinâmicas, relacionadas a hábitos alimentares, formas de análise da glicemia e pressão arterial e atividade física no ambiente doméstico, aos poucos as intervenções foi despertando interesse e participação de mais pacientes que não só aprendia o que é a doença, como também como minimizar seus efeitos através da melhor qualidade de vida, ou, em outros casos, evitar o seu início ou caráter crônico. Foi percebido no decorrer das intervenções que muitos pacientes tinham Hipertensão ou Diabetes, mas não sabia o que era, nem tinham estratégias, diferentes de medicamentos, dentro do seu dia a dia para controlar, ou seja, muitos estavam apenas reproduzindo o que os médicos indicaram sem se questionar nem problematizar. É essencial a troca de informação em diferentes áreas, pois educação um dos principais fatores de libertação, como bem falado por Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido. Conclusões: A partir disso, podemos perceber, portanto, a importância projetos de intervenções multidisciplinares para a população como estratégia de promoção e proteção à saúde. É possível observar que o problema do sedentarismo não está relacionado apenas pelo fato dos hábitos de vida da população, mas também pela falta de acesso a informações básicas que podem potencializar a importância com o cuidado para obter uma boa qualidade de vida, trazendo um novo sentido e significado.

  • Palavras-chave
  • unidade de saúde, multidisciplinaridade, hipertensão e diabetes.
  • Modalidade
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  • Área Temática
  • SAÚDE PÚBLICA.
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