Introdução: Na rede pública de ensino básico existem professores de diferentes idades, gerações e tempo de atuação distintos na carreira no mercado de trabalho, o que os coloca em diferentes fases do ciclo de vida profissional docente (HUBERMAN, 1995). Tal ciclo divide-se nas seguintes fases: Entrada na carreira (1 a 3 anos de docência), Estabilização (4 a 6 anos), Diversificação e questionamento (7 a 25 anos), Serenidade, distanciamento afetivo e conservantismo (25 a 35 anos), Desinvestimento (mais de 35 anos de docência). Cada uma delas possui uma especificidade, que provém de diversos fatores e situações vivenciadas pelo professor. A partir do contexto atual da Educação Física nas escolas públicas de ensino básico e sua constante busca por melhorias do ponto de vista pedagógico, este trabalho em andamento tem como objetivo geral analisar as relações entre o ciclo de vida profissional docente e a prática pedagógica na disciplina curricular Educação Física em escolas públicas estaduais de Pernambuco. Seus objetivos específicos são descrever o perfil de formação inicial dos professores de Educação Física escolar de diferentes fases do ciclo de vida profissional, identificar a ocorrência e descrever o processo de formação continuada dos professores de Educação Física escolar diferentes fases do ciclo de vida profissional e analisar o entendimento e implementação das recentes propostas curriculares para a Educação Física escolar por docentes em diferentes fases do ciclo de vida profissional. Metodologia: A investigação caracterizou-se como um estudo descritivo de caráter exploratório. Foi desenvolvido um roteiro de entrevista que contemplasse todos os questionamentos do trabalho em questão. No primeiro momento, foi feita uma análise sobre o trabalho de Huberman, identificando as características de todas as fases que compõem o ciclo de vida profissional docente. Após esta análise, estão sendo realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da rede pública do estado de Pernambuco, buscando identificar um professor do sexo feminino e outro do sexo masculino para cada fase do ciclo de vida profissional docente, cumprindo-se os requisitos éticos de pesquisa científica em todos os casos. As respostas já obtidas foram submetidas à Análise de Conteúdo Categorial por Temática (BARDIN, 1988). Resultados e discussões: Até o momento, sete professores foram entrevistados, havendo também a observação das suas aulas. Dentre eles, dois estão na fase descrita por Huberman como a Entrada na Carreira. São professores mais motivados e que em seus relatos dizem buscar por fontes atuais para embasar as suas aulas, havendo também um choque de realidade ao enfrentarem as dificuldades estruturais da escola pública. Já os professores com mais de 25 anos de atuação na rede pública de ensino como professores de Educação Física demonstram-se menos empolgados em buscar novos referenciais teóricos e com a sensação de dever cumprido quanto ao trabalho docente. Conclusões: Há uma relação da fase do ciclo de vida profissional em que o professor está e a sua prática pedagógica. Segundo relatos, a falta de estrutura e a não valorização da educação física dentro da escola são fatores que desmotivam professores que estão do meio ou ainda no início da carreira, sendo esta uma característica da fase de Desinvestimento de Carreira, segundo Huberman.
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Daniely Gomes Vieira de Souza
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