Introdução: O jogo pedagógico ou didático é aquele fabricado com o objetivo de proporcionar determinadas aprendizagens, diferenciando-se do material científico, pela possibilidade de construção e adaptação, por conter o aspecto lúdico, é utilizado para atingir determinados objetivos pedagógicos, sendo uma alternativa para melhorar o desempenho dos estudantes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem como o ensino do processo histórico da didática no Brasil. A retrospectiva histórica da Didática abrange duas partes: na primeira é abordado o papel da disciplina antes de sua inclusão nos cursos de formação de professores a nível superior, compreendendo o período que vai de 1549 até 1930; a segunda parte procura reconstituir a trajetória da Didática a partir da década de 30 até os dias atuais. O presente estudo trata da criação e elaboração do jogo twister didático para alunos de educação física, com o intuito de vivenciar a associação da atividade física com a história da didática no Brasil, desenvolvendo noções e habilidades psicomotoras. O objetivo geral da atividade foi vivenciar esse fenômeno criativo por meio da criação jogo pedagógico Twister Didático e de sequências didáticas pedagógicas inovadoras. O trabalho se justifica pela necessidade de desenvolvimento de metodologias ativas no ensino da educação física. Metodologia: O estudo proposto trata de um relato de experiência, realizado na Universidade Federal de Pernambuco como atividade proposta na disciplina Didática com o objetivo de desenvolver uma atividade de estudo associado alguma prática corporal com algum conteúdo da disciplina. Foi elaborado um resumo do conteúdo escolhido o texto de Veiga(2012) em seguida confeccionadas as perguntas para a construção do jogo. O jogo consiste em: Um tapete de 160cmX160cm e roleta com coordenadas. No tapete, está dividido por círculos coloridas com diferentes épocas da história da didática. A roleta mostra qual mão ou pé, além da cor (vermelho, amarelo, azul e verde) que decidirá onde será colocado. A prática foi realizada por 32 alunos do terceiro período de educação física do Campus de Vitória de Santo Antão. Os alunos foram fazendo a prática entre si, 2 e/ou até 4 de uma só vez. O aluno roda a roleta, ver cor e membro que colocará no tapete, escolhendo uma época da didática, em seguida escolhe algum marco que aconteceu na época escolhida, roda a roleta e a roleta indicará qual o membro para o aluno colocar, respondendo corretamente a época e o marco. Resultados e discussões: Foi realizado uma discussão entre os alunos e professora da disciplina sobre o conceito de jogos didáticos, a confecção desde a escolha coletiva, além da definição que essa vivência expressa, assim como a importância da prática e do conteúdo dos jogos pedagógicos, e seus novos conceitos, na necessidade de se aprofundar e ampliar conhecimentos no tema imposto. O resultado além de positivo em relação a todo o desempenho prático, serviu também para fortalecer os vínculos e promover o trabalho coletivo ampliando o conhecimento no âmbito acadêmico sobre as metodologias ativas . Conclusões: Conclui-se que é necessário estudos e nova criações relacionados aos jogos pedagógicos além de novas propostas metodológicas que possam viabilizar a prática propriamente dita.
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Daniely Gomes Vieira de Souza
André Luiz de Souza
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