DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: considerações iniciais sobre o componente curricular Educação Física.

  • Autor
  • CAMILA FERNANDA PENA PEREIRA
  • Co-autores
  • ANAMARÍLIA VIANA SILVA
  • Resumo
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    Introdução: Documentos curriculares representam grande significado para os sentidos da instituição escolar e pensar sobre o debate desse campo nos coloca diante das mudanças e adequações ocorridas nos últimos anos com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o presente estudo trata de uma pesquisa em andamento da linha de Educação Física Escolar do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física – GEPPEF vinculado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão. Tal investigação objetiva compreender as concepções de Currículo e de Educação Física do componente curricular Educação Física contidos no Documento Curricular do Território Maranhense para o ensino fundamental, publicado em 2019. Este documento corresponde a uma demanda de alinhamento com a BNCC. Metodologia: Aportado pela pesquisa qualitativa, o estudo se caracteriza do tipo documental por se tratar de uma fonte primária que, segundo Gil (1999), representam dados que ainda não sofreram algum tipo análise. Nesse sentido, utilizaremos para o tratamento dos achados a análise de conteúdo categorial por temática, conforme Bardin (2011) cujas categorias são: concepção de currículo e de educação física. Resultados e discussões: Quanto a categoria concepção de currículo, constatamos que na concepção geral do documento é evidenciado a defesa pelo saber sistematizado, considerando a diversidade e a laicidade. No contexto específico da Educação Física, notamos uma aproximação entre os discursos atrelados à diversidade e regionalidade. No entanto, não é explicitada, de maneira direta, a concepção de currículo desejada para a área ainda que referências de estudiosos do campo curricular como Marcos Neira e Marcílio Souza Junior sejam explicitadas. Quanto a categoria concepção de Educação Física, o documento localiza o campo da cultura como seu objeto de estudo, porém, percebemos um ecletismo teórico envolvendo os objetos de estudo Movimento Humano e Cultura Corporal, tomando este último um maior destaque por haver alinhamento com a BNCC. Conclusões: Considerando que a pesquisa se encontra em andamento e as análises dos dados são preliminares, foi possível perceber que mesmo que a BNCC se proponha a orientar o currículo com os conteúdos a serem trabalhados, isso não exime os estados de constituírem a partir dessa referência nacional, uma direção para seu estado. Notamos também que apesar de as concepções identificadas se afinarem, existem algumas inconsistências teóricas a serem analisadas nos próximos passos deste estudo.

     

  • Palavras-chave
  • Currículo, Educação Física, Concepções de currículo.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
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