Formação Docente em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco: Perspectivas Históricas Das Relações Étnicos-Raciais.

  • Autor
  • Raphaella Marques Pereira
  • Co-autores
  • Marcelo Vinícius de França Gama Silva , Aíllis Fiama de Santana Messias
  • Resumo
  • Nosso trabalho tem como objetivo estudar as relações Étnicos-Raciais na formação docente na área de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, com base na unidade Teórico-Prática, buscando aprofundar conceitos e paradigmas no sentido de contribuir e entender o caminho que o professor percorre durante a fase de formação para tratar no chão da sala de aula sobre diversidade e respeito às diferenças. Como destaca Moreira(2019),"vivemos uma nação que professa uma cultura democrática, o que implica seu compromisso com o reconhecimento do direito à igualdade moral, étnica, social entre todos os indivíduos". Este alerta nos estimula a afirma que, em sendo o campo acadêmico lócus de produção e socialização do conhecimento em sua dimensão de universalidade, compreendemos que cabe à graduação, em unidade teórico-prática dos fazeres do educador e educando nas diversas áreas do saber, estudar com cientificidade o tratar do conhecimento com foco nas relações étnicos-raciais no processo de formação docente. 

  • Palavras-chave
  • Questões Étnicos-Raciais, Formação, Educação Física.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Voltar Download
  • EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
  • RECREAÇÃO E LAZER
  • PRÁTICAS CORPORAIS
  • HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DO ESPORTE
  • SAÚDE PÚBLICA.
  • TREINAMENTO E ATIVIDADE FÍSICA
  • INCLUSÃO E ACESSIBILIDADES

Comissão Organizadora

Proativa Eventos
Daniely Gomes Vieira de Souza
André Luiz de Souza

Comissão Científica