Introdução: Este resumo é um relato de experiência da disciplina Estágio Supervisionado em Lazer cursada no 7º período do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), durante o período de agosto a novembro de 2019, no Projeto Viver em Caruaru–PE. Neste sentido, o objetivo deste resumo é apresentar as repercussões da Recreação e Lazer na infância das crianças participantes do referido projeto a partir da vivência do estágio. Procedimentos metodológicos: A disciplina de estágio iniciou a partir de orientações quanto a vivência pela professora e preceptora. Após as orientações iniciais os estudantes foram direcionados ao campo de intervenção – Projeto Viver – para vivenciarem o estágio nas sextas-feiras das 14h30min às 16h30min. O projeto faz parte de uma instituição cristã e fica localizado no bairro São Francisco, atendendo em média trinta e cinco crianças de diferentes idades do entorno da comunidade em situação de vulnerabilidade social. O projeto tem como objetivo ocupação do tempo das crianças, oportunizando outras aprendizagens, tais como, aulas de canto, alfabetização, teatro, práticas corporais e leituras bíblicas. Ou seja, dentre as atividades desenvolvidas no Projeto, incluem-se as atividades do Estágio em Lazer. Para as intervenções as vivências eram planejadas durante a semana pelos estudantes do estágio, de modo que nas sextas-feiras antes do início das atividades era apresentado e dialogado junto a professora e preceptora o planejamento construído para aquele dia. As atividades planejadas tinham como foco práticas de Lazer, Lúdicas e Recreativas. Ao final de cada intervenção, era feita uma nova reflexão sobre as vivências do dia, no sentindo de contribuir com a formação e atuação profissional em Lazer. Resultados e discussões: Para as vivências do Lazer, partiu-se de um conceito do Lazer como espaço de desenvolvimento pessoal e social por meio da vivência privilegiada de valores e atitudes a partir de possibilidades pedagógicas com o mundo lúdico no qual se valoriza o processo da vivência (MARCELLINO, 1996). Além disso, uma vez que as vivências aconteceram com crianças, considerou-se em Piaget (1973) em um diálogo com Marcellino (1996) que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Assim, percebe-se que estar imerso em atividades recreativas e de lazer, possibilitam novas experiências, para além daquelas que as crianças do projeto viver estão comumente acostumadas. Através das vivências e gestos lúdicos é possível encarar novos desafios, contribuindo para integração física e social das crianças, que vão aprendendo valores éticos e morais, além de descobrir habilidades, e aumentar a capacidade mental (SANTOS, 2012). Essas vivências em recreação e lazer são um meio para introduzir vivências que futuramente vão repercutir em oportunidades. As aprendizagens durante a infância, refletem por toda a vida, e fomentar essas vivências podem amenizar a situação de vulnerabilidade social uma vez que as crianças participantes dos projetos podem visualizar outras formas de viver para além daquelas que estão situadas. Conclusões: É de suma importância o papel do Projeto Viver na vida das crianças desta comunidade, que por meio da recreação e do lazer saem da sua realidade e adentram no mundo da ludicidade, promovendo experiências e sensações que podem contribuir positivamente na formação desses indivíduos.
Comissão Organizadora
Proativa Eventos
Daniely Gomes Vieira de Souza
André Luiz de Souza
Comissão Científica