Neste relato de experiência iremos relatar sobre as vivências que tivemos na cadeira de Metodologia do Ensino das Práticas Lúdicas, orientada pela docente Tereza Luiza de França, onde vivenciamos um trabalho acadêmico no Colégio e Curso Desafio, localizado no Bairro da Várzea. Participaram deste processo educativo crianças do G3 e G4 da Educação Infantil. O trabalho em questão foi sistematizado com 3 intervenções onde aplicamos as atividades contidas no plano de aula que o grupo construiu em conjunto enfatizando o lúdico. O objetivo deste relato é mostrar a importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil para que assim sejam quebrados paradigmas da Educação Física Escolar. Ao total, foram realizadas 5 horas de intervenções, utilizando com estratégias baseadas na metodologia crítico-reflexiva que aborda a pedagogia crítica de Paulo Freire, em que o aluno tem efetiva participação ativa pela afetividade na construção e sistematização do conhecimento. Foi perceptível ver nas decisões tomadas, a autonomia e atitudes de escolhas entre a participação dos alunos e os monitores-acadêmicos com os colegas e as trocas durante todo processo de ensino-aprendizagem entre professor e aluno. O jogar e o brincar são necessários e relevantes por estimular a criatividade, aumenta a solidariedade, empatia, controlar impulsos e a desenvolver estratégias. Com base nessas comprovações ratificamos que jogos e brincadeiras contribuem para a formação das crianças criando possiblidades e novas sensações que irão formar o caráter da criança até sua vida adulta, exercendo com diversidade seu papel de cidadão que vive e atua numa sociedade de significativa pluralidade. Com as vivências lúdicas com os jogos e brincadeiras é possível criar situações entre o real e o imaginário num ambiente de desafios que estimula a busca de superação de tais desafios. Por fim, destacamos que estas vivências contribuíram significativamente para com nosso processo de formação docente ao ampliar horizontes pedagógico-metodológicos, qualificando nossa atuação, a criança entende o que é uma regra, a controlar impulsos e a desenvolver estratégias. Jogos e brincadeiras são ferramentas que trazem consigo um encaminhamento para um adulto crítico, que tenha autonomia e que respeite o seu direito e o do próximo, trabalhando assim, a totalidade. Assim, nesse relato apresentaremos os resultados em que essa experiência proporcionou e se o objetivo proposto foi alcançado. Vale ressaltar a importância de uma boa formação acadêmica do professor para uma aula que proporcione a possibilidade do aluno de vivenciar tudo que foi pautado anteriormente. Saber, entender e incorporar as possibilidades e contras da profissão em sala de aula, assegurando a legitimidade do curso. São exemplos de como (re)conhecer mais a sua área, e de como e quais medidas serão aplicadas para que uma boa aula aconteça, aqui na área da Educação Física Escolar e mais especificamente, a Educação Infantil.
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Daniely Gomes Vieira de Souza
André Luiz de Souza
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