RESUMO:
Introdução: O interesse pela educação física no cárcere feminino surgiu ao passar pela experiência de vermos uma aluna de um curso de Licenciatura em Educação Física e estagiária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ser presa por suspeita de envolvimento em um homicídio. Após o choque inicial, pudemos acompanhar a sua trajetória dentro da prisão por meio de reportagens sobre a sua atuação como professora de Educação Física e Esportes tendo outras detentas como alunas. Esse caminho percorrido por uma apenada que buscou, através do ensino do esporte e da atividade física, ressignificar seu tempo na prisão nos leva a querermos aprofundar os estudos sobre a educação física no cárcere feminino e a sua efetiva participação na reintegração das cativas à sociedade. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência dessa detenta-professora de educação física e analisar os benefícios da prática esportiva na vida dessas mulheres dentro do ambiente carcerário. Metodologia: A metodologia que sustenta esse relato de experiência é a pesquisa qualitativa, descritiva, de campo. Utilizaremos como meio de coleta de dados a entrevista semiestruturada a ser realizada com a detenta-professora em questão, que hoje se encontra em regime de liberdade condicional e poderá nos relatar a sua experiência com o ensino/prática do esporte durante o período em que esteve detida. As respostas às questões formarão um corpus que será submetido à técnica de análise do conteúdo, realizando uma pré-análise, a exploração do material e tratamento dos resultados segundo Bardin (2006). Resultados e discussões: Por se tratar de uma pesquisa em andamento, não poderemos apresentar os resultados e discussões encontrados, mas buscaremos analisar na perspectiva de categorias como: a importância da prática esportiva no cotidiano das presas; o ambiente e as condições estruturais para o desenvolvimento dessas atividades; a preocupação com a saúde; fatores que dificultam e/ou facilitam a prática do esporte; e o ensino da educação física/esporte como remição de pena. Conclusões: Pressupondo que as práticas esportivas propiciam um ambiente colaborativo e bem estar físico e mental a seus praticantes, esperamos que esta pesquisa forneça subsídios a pesquisadores e formuladores de políticas públicas quanto à relevância da promoção da prática esportiva no ambiente carcerário.
Comissão Organizadora
Proativa Eventos
Daniely Gomes Vieira de Souza
André Luiz de Souza
Comissão Científica