Um estudo de caso sobre a prática docente em Educação Física voltada para a inclusão de alunos com deficiência

  • Autor
  • Maria Eliza Alves da Costa
  • Co-autores
  • Carla Chagas Ramalho
  • Resumo
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    A presente pesquisa trata-se de um Estudo de Caso com abordagem qualitativa e corte transversal (FONTELLES, 2009). A unidade-caso foi um professor de Educação Física, atuante numa escola da rede pública regular, situada na cidade de Montes Claros/MG, nosso objetivo foi investigar a prática docente deste em relação à inclusão de alunos e alunas com deficiência dentro de suas aulas. A investigação foi feita em turmas de 7º e 9º anos do ensino fundamental II e 2º ano do ensino médio, onde essas turmas apresentavam alunos com Autismo e Paralisia Cerebral acrescido de Deficiência Física. A partir das observações das aulas de Educação Física e dos relatos deste professor, compreendemos como ainda há necessidade de maior capacitação do professor investigado, apesar do empenho do mesmo para realizar a inclusão no ambiente escolar. Concluímos que são necessários mais estudos e capacitações sobre a temática para ampliarmos nossos conhecimentos.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva, Educação Física, Interação professor-aluno, Alunos deficientes
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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