ENSINO E APRENDIZAGEM: ALGUNS TEMAS EMERGENTES NA COLÔMBIA

  • Autor
  • Eliana de Freitas Soares
  • Co-autores
  • Célia de Fátima Rosa da Veiga , Adriana Del Rosario Pineda Robayo , Cecidia Almeida Barreto , Vera Lucia Felicetti
  • Resumo
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    Introdução

    Para o pesquisador que está inserido em um Programa de Pós-Graduação seja em Educação ou em outra área, há uma demanda cada vez maior para compreender melhor a área de conhecimento em que atua. Consideram-se, principalmente, as perspectivas e dificuldades. Pesquisar não só para conhecer, mas para realizar melhor o que está em voga, enquanto profissão. No campo da educação essa demanda tem sido cada vez maior.

    Os dados da avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no que diz respeito aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no período de 2013 a 2016 mostra que houve um aumento de 40,5% passando de 121 para 170 programas. (CAPES, 2017, p. 3). Em 2019, o total de PPGEs no Brasil foi de 187. (BRASIL, 2019). O que evidencia que o interesse em conhecer e desenvolver um trabalho cada vez mais adequado às demandas da área é uma necessidade para o contexto atual.

    Entre muitas linhas de pesquisas que existem nos PPGEs no Brasil, uma das áreas que tem crescido refere-se ao estudante, seja aquele que está em curso ou o egresso. Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2019 no PPGE da Univesidade La Salle em Canoas – RS pelo Grupo de Estudos Relacionados ao Estudante (GERES). Um dos objetivos desse grupo é conhecer as pesquisas que têm sido realizadas sobre o estudante em programas no Brasil e/ou no exterior. Em 2017 e 2018 foram pesquisados alguns PPGEs no Brasil e no ano de 2019 o país escolhido foi a Colômbia. A professora Adriana Del Rosario Pineda Robayo atua na Institución Educativa Normal Superior Nuestra Señora de Fátima, IENSFATIMA e na Universidad Del Atlántico na Colômbia e é colaborada do GERES. Por essa razão optou-se por analisar teses dos PPGEs do país referido.

     O grupo pesquisou as teses defendidas no período de 2006 a 2019 em cinco PPGEs. A categoria ensino e aprendizagem foi formada com base nas 123 teses estudadas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa.

    A pesquisa em educação e o compromisso com as demandas sociais

    Explicitar os temas emergentes que têm sido pesquisados na área da educação tem feito os integrantes do GERES problematizarem quais áreas da educação precisam ser melhor exploradas nos PPGEs. Os temas emergentes encontrados em questão foram categorizados em ensino e aprendizagem por trazerem contribuições importantes para essa área. Ensino aqui entendido como um processo e um conjunto de atividades planejadas sob a perspectiva do professor e do aluno tendo como objetivo alcançar resultados determinados com base nos conhecimentos, experiências e desenvolvimento cognitivo dos alunos (LIBÂNEO, 1994).  E a aprendizagem sob o foco de “[...] aprender determinados conhecimentos, habilidades, normas de convivência social. Embora isso possa ocorrer em vários lugares, é na escola que são organizadas as condições específicas para a transmissão e assimilação de conhecimentos e habilidades.” (LIBÂNEO, 1994, p. 82).

    Processos que em qualquer instituição de ensino precisam ser organizados para que aconteçam de forma articulada. Medina (2009) defende que o professor precisa se responsabilizar pelo seu desenvolvimento profissional e que seja contínuo. Isto implica em um estilo de vida que assuma um foco na aprendizagem ativa. Nas necessidades constantes da sala de aula, no coletivo, no seu contexto em que poderá estar aberto àquilo que os alunos trazem como necessidades não apenas na área cognitiva, mas sócio-comunicativa e empática.

    Quanto aos temas emergentes encontrados, pode-se dizer que todos tiveram um caráter social como poder-se-á constatar a seguir.

    Na tese Pedagogía Socio-Resiliente una Estrategia Pedagógica para Casos de Explotación Sexual Comercial de Niños, Niñas y Adolescentes (ESCNNA) en la Localidad de los Mártires Bogotá de Yeni García Beltrán da Universidad Santo Tomás, Bogotá, D. C, 2017, Colômbia, através dos objetivos específicos foram identificados os fatores de risco e proteção resiliente contra os casos de exploração sexual comercial, dos diferentes cenários (sujeitos/família, escola e bairro). Além da fundamentação da sua tese um capítulo iniciou-se a emergente categoria de pesquisa Pedagogia Sócio-Resiliente que fortaleceu a proposta pedagógica, “Sou Resiliente” e que foi frequentado pelos estudantes participantes e baseia-se na abordagem dos Direitos Humanos e na resiliência educacional (HENDERSON; MILSTEIN apud GARCÍA BELTRÁN, 2017).

    A próxima tese La Alfabetización Digital en la Conducta Adaptativa de Adolescentes con Discapacidad Intelectual de autoria de Margarita María Arroyave Palacio da Universidad de Antioquia - Medellín - Colômbia, 2012, buscou como objetivos elaborar e implementar um workshop de alfabetização digital para adolescentes com deficiência intelectual, o que fortaleceu as habilidades conceituais de leitura, escrita e sociais, bem como identificar e caracterizar as habilidades digitais adquiridas por adolescentes com deficiência intelectual que pode ser incluído no repertório de habilidades conceituais de leitura, escrita e comportamento social adaptativo e avaliar os avanços na compreensão de leitura e expressão escrita convencional, e nas habilidades sociais que adolescentes com deficiência intelectual alcançam atribuíveis à sua participação na oficina de alfabetização digital.

    Na terceira tese Recorriendo Memoria Encontrando Palabra: Las Narrativas de las  Comunidades Negras del Caribe Seco Colombiano Una Instancia de Educación Propia de autoria de Ernell Villa Amaya da Universidad de Antioquia – Medellín, 2012, foi trabalhada uma abordagem para incentivar a construção de propostas educacionais que partem da valorização do invisível ao longo da história colombiana. Para a realização da pesquisa foi construída uma metodologia que começou a partir da consciência de conhecimento local e práticas de afirmação. Para este fim, a investigação tentou unir a comunidade com acadêmicos em um sentido de rompimento com a verticalidade que busca acompanhar este tipo de investigação.

    A última tese Prácticas Pedagógicas de la Investigación Clínica en las Residencias Médicas: Proceso de enseñanza-aprendizaje desde la teoría fundamentada de autoria de Francy Licet Villamizar Gómez, da Universidad Santo Tomás, 2018, trata da compreensão das práticas pedagógicas da investigação clínica vista desde a interpretação dos professores e estudantes nas especialidades médico-cirúrgicas. A pesquisa apresenta subsídios para compreender enquanto fundamentação filosófica e epistemológica a prática pedagógica e faz uma articulação com as concepções adotadas pelos professores clínicos, médicos residentes e professores de investigação sobre as práticas pedagógicas dos programas.

    Considerações finais

    Diante do objetivo proposto pelo GERES, o trabalho realizado no ano de 2019 alcançou seu objetivo. As pesquisas colombianas realizadas nos PPGEs têm algumas proximidades com aquelas realizadas nos PPGEs no Brasil enquanto temas, metodologias e resultados. Mas, os temas emergentes na área pesquisada explicitam alguns resultados que podem ajudar os PPGEs brasileiros a compreenderem melhor a sua realidade e como trabalhar alguns aspectos para combater alguns problemas, não só sociais, encontrados na educação como: a exploração sexual das crianças e adolescentes, o recurso da tecnologia com o trabalho com adolescentes com deficiência intelectual, narrativas nas comunidades negras e a prática pedagógica nos cursos de residência médica. É interessante destacar que não foram encontrados pesquisas relacionadas ao estudo com egressos da Educação Superior, podendo ser foco de futuras pesquisas. 

     

  • Palavras-chave
  • Ensino, Aprendizagem, Temas Emergentes, Colômbia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
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