Introdução: Este estudo visa proporciar uma reflexão sobre as contribuições do Serviço Social na Política de Educação. A inserção de asssistentes sociais no âmbito escolar perpassa por uma atuação direcionada para a garantia do acesso à educação, sendo assim um fator prepoderante para levar o conhecimento à uma população que se encontra a margem da sociedade. Objetivo: analisar o trabalho do assistente social na Política de Educação, salientado sua contribuição dentro dessa área, haja vista que, o acesso à educação é um direito social fundamental no desenvolvimento de cada indivíduo e seu nível de qualidade implica diretamente no aumento ou diminuição das desigualdades. Metodologia: o desenvolvimento deste estudo parte de uma pesquisa bibliográfica apoiada em autores que discutem a atuação dos assistentes sociais na educação, como Almeida (2011) e CFESS (2011), que também discorrem sobre as possibilidades da atuação profissional. Com a Lei. N° 13.935, de 11 de dezembro de 2019, as redes públicas de educação básica passam a contar com os serviços de Psicologia e de Serviço Social, sendo um avanço para a sociedade e também, para categoria. Nesse sentido, o Serviço Social apresenta-se como um instrumento de intervenção nas “expressões da questão social”, que se manifestam em um frágil momento da vida dos sujeitos, os quais se encontram em fase de aprendizagem e nos primeiros contatos com o mundo alienante e alienador do capital. Discussão e Resultados: Como resultado parcial, entende-se que o Serviço Social pode promover ou contribuir para um ambiente escolar mais justo e igualitário, facilitando o acesso à educação e garantindo melhores condições aos alunos, consequentemente, aumentando o índice de permanência nas redes de ensino. Como também, pode buscar a participação da comunidade na vida escolar, evitando distinção ou preconceitos, tornando a família mais próxima do processo de aprendizado, por meio do encontro da família, do aluno, da escola e da sociedade. Conclusão: Enfim, são inúmeras contribuições que os assistentes sociais podem oferecer para a qualidade da política de educação. Por isso, é importante trazer esse tema para o debate, logo que o Serviço Social está atrelado à política de educação e tem um compromisso ético com as demandas sociais, que por vez, são muito visíveis nas redes públicas de educação básica.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica