Introdução: O presente trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa situada no campo de estudos da Educação Infantil, em específico, o uso da tecnologia em sala de aula. Sabe-se que o uso desta é uma realidade, pois permite ao aluno uma forma de interação, mas para ter benefícios na educação depende da forma que é usada, já que pode ser prejudicial e “levar” o aluno para longe do aprendizado. O pressuposto de Niskier é que “a informática tem contribuído significativamente para o aumento de produtividade e da confiabilidade nos diferentes ramos da atividade humana” (1993, p. 105). Objetivo: Abordar as dificuldades encontradas pelos professores em relação ao trabalho com a leitura e escrita dos alunos direcionada ao uso indevido de recursos tecnológicos. Problema: Foi orientada pelo seguinte problema: “Quais são as dificuldades enfrentadas por professores para o trabalho com a leitura e escrita na Educação Infantil aliada ao uso da tecnologia?” Metodologia: O método usado para captar as dificuldades em relação ao uso da tecnologia na escola, foi através de questionários aplicados a professores da Educação Infantil de escolas públicas e privadas. Após a coleta, os dados foram analisados para a escrita deste trabalho. Resultados e discussão: Percebe-se que as escolas são influenciadas pela tecnologia e apesar da sua colaboração no ensino, é motivo de preocupação para educadores como, por exemplo, utilizar as ferramentas tecnológicas em sala de aula sem limites, impedindo que a criança crie o hábito da leitura e escrita, ou seja, desviando a atenção da mesma. Conclusão: Para Sampaio (1999, apud BRITO, 2006, p.20), “estamos em um mundo em que as tecnologias interferem no cotidiano, sendo relevante, assim, que a educação também envolva a democratização do acesso ao conhecimento, à produção e à interpretação das tecnologias.” As ferramentas digitais ajudam no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, estimulam-nas a quererem descobrir cada vez mais; imagens, jogos, cores, tudo que faz com que desenvolva sua imaginação e a capacidade de absorver o conteúdo de forma lúdica, desenvolvendo o raciocínio e a concentração. Entretanto, é preciso ter cuidado ao usar a ferramenta como aliada a escola para que não crie dependência da mesma. O uso da tecnologia na educação é urgente e necessária, já reconhecida por profissionais atualizados na área. Além de aprimorar a qualidade do ensino e das metodologias, pode tornar as aulas mais atraentes e inovadoras, ou seja, aulas mais motivadoras e significativas.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica