PRATICAS DOCENTES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Autor
  • Wendens Santos Alves Barbosa
  • Co-autores
  • Dra. Denice S. Lopes Brito
  • Resumo
  • O presente estudo investigativo é uma pesquisa de cunho qualitativo que procura refletir  os conceitos acerca das sistematizações e construções da prática pedagógica. Aponta para o desafio de se construir categorias explicativas da realidade da sala de aula que não só a expliquem e a orientem, como também buscamos compreender os mecanismos de relações construídas pelos docentes em sala de aula, tanto no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como com o sistema educacional e com sistema social mais amplo onde o professor atua. Temos como objetivo refletirmos a prática do  professor alfabetizador do terceiro ano do ensino fundamental I de uma escola estadual do município de JAÍBA-MG, como ele constituí sua identidade docente como professor alfabetizar, quais suas concepções que sustentam suas práticas e concomitantemente  constroem sua identidade docente, como interage e sustenta a relação entre a teoria e sua prática. 

  • Palavras-chave
  • Identidade Docente – Teoria e Prática - Saberes Docentes.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica