NÃO JULGUE PELA APARÊNCIA

  • Autor
  • Bruna Rafaela Teixeira
  • Co-autores
  • Ana Clara Silva Lucas
  • Resumo
  • Atualmente as escolas vêm enfrentando muitas situações de bullying, onde os alunos não sabem lidar com as diferenças uns dos outros. Salmivallo 1996, aborda as questões sociais e caracteriza o bullying em seus estudos com crianças e adolescentes. O homem como ser pensante é capaz de formar conceitos e emitir opiniões não apenas sobre objetos e assuntos, mas também sobre as pessoas. Todos têm direito a um ponto de vista sobre algo. Entretanto não é viável usar essa habilidade para julgar o outro e o constranger. Viabilizando isso, a oficina “Não Julgue Pela Aparência”, pretendeu destacar a relevância do tema para a inserção dos alunos no mundo social a fim de que eles compreendam a importância de não denegrir a imagem daqueles que os cercam. Buscamos através de atividades criativas e diferentes da padronização quadro e giz, formas de despertar o aprendizado das crianças, para agregar de maneira positiva na vida delas. Desenvolvida com alunos do 1° e 2° ano do ensino fundamental, a oficina teve como objetivos: despertar o interesse pela leitura; estimular o espírito criativo e crítico juntamente com o raciocínio lógico dos alunos; levantar a curiosidade e o interesse dos mesmos frente ao tema abordado. Dividida em momentos sendo eles: apresentação do livro “o que é que não é” (que se trata de uma quebra de expectativas do leitor, por sempre ser surpreendido acerca do que parece óbvio à primeira vista, mas no fim das contas não é), indagações dos alunos sobre o que se trata a obra literária, uma roda de conversa com os alunos para confirmação ou não das hipóteses e indagações levantadas, realização de atividades com intuito de interpretação e confecção de peixinhos. Assim mediante ao tema abordado e as atividades realizadas, podemos inferir que o trabalho realizado é considerado de grande valia e relevância para os educandos no decorrer de sua vida discente e também para a comunidade acadêmica. Pois mostra que na docência podemos lançar mão de novas ferramentas de ensino que além ajudar no processo e desenvolvimento da aprendizagem, também provoca nos alunos um sentimento de prazer e de pertencimento do seu meio social, ampliando seu conhecimento de mundo. Os alunos foram participativos e se mostraram interessados na discussão.

  • Palavras-chave
  • Julgamentos; Aparência; Alunos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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