Neste estudo investigativo pretendemos refletirmos sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura que tenha como foco proporcionar nos alunos os hábitos da leitura como deleite no cotidiano da sala de aula . Assim, analisaremos como é o relacionamento dos alunos com os livros e outras formas de leitura. Pretendemos, também analisarmos como é a prática didático pedagógica da professora em sua rotina diária para formar esse aluno leitor, que tenha o hábito e o desejo pela leitura. Para tanto, nos ancoramos em referências teóricas básicos que abordam essa temática como Kleiman (2004), Freire (2006), Ferreiro (1999) e Antunes (2003), Libâneo ( 2002), dentre outros, que têm buscado estudar e investigar sobre o ato de ler, também a prática docente em suas nuances teóricas e metodológicas que tenham como foco a consolidação das habilidades da leitura e seus significados efetivos para a sua aprendizagem. A pesquisa será desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, onde realizaremos uma pesquisa bibliográfica e utilizaremos como instrumentos de coleta de dados observação das aulas da professora, sujeito da pesquisa, entrevistas semiestrutura e questionários aplicados aos alunos e professora. As análises dos nossos resultados serão construídas a partir da triangulação dos dados coletados, onde pretendemos refletir sobre a importância da prática docente que proporciona formar o aluno leitor, partimos da nossa concepção que o professor é o organizador do processo de ensino e aprendizagem e ele de ter um papel fundamental como mobilizador na formação de leitores de deleite, utilizando a literatura como âncora para suas metodologias para alfabetização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica