AS PRÁTICAS DOCENTES PARA FORMAÇÃO LEITORES DELEITE

  • Autor
  • Larissa Ferreira de Souza
  • Co-autores
  • Denice S. Lopes Brito
  • Resumo
  • Neste estudo investigativo pretendemos  refletirmos sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura que tenha como foco proporcionar nos alunos os hábitos da leitura como deleite no cotidiano da sala de aula . Assim, analisaremos como é o relacionamento dos alunos  com os livros e outras formas de leitura. Pretendemos, também analisarmos como é a prática didático pedagógica da professora em sua rotina diária para formar esse aluno leitor, que tenha o hábito e o desejo pela leitura. Para tanto, nos ancoramos em  referências teóricas básicos que abordam essa temática como Kleiman (2004), Freire (2006), Ferreiro (1999) e Antunes (2003), Libâneo ( 2002), dentre outros, que têm buscado estudar e investigar sobre o ato de ler, também a prática docente em suas nuances teóricas e metodológicas que tenham como foco a consolidação das habilidades da leitura e seus significados efetivos para a sua aprendizagem. A pesquisa será desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, onde realizaremos uma pesquisa bibliográfica e utilizaremos como instrumentos de coleta de dados observação das aulas da professora, sujeito da pesquisa, entrevistas semiestrutura e questionários aplicados aos alunos e professora. As análises dos nossos resultados serão construídas a partir da triangulação dos dados coletados, onde pretendemos refletir sobre a importância da prática docente que proporciona formar o aluno leitor, partimos da nossa  concepção que o professor é o organizador do processo de ensino e aprendizagem e ele de ter um papel fundamental como mobilizador na formação de leitores de deleite, utilizando a literatura como âncora para suas metodologias para alfabetização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental.

  • Palavras-chave
  • Leitura. Formação deleite. Práticas docentes. Literatura
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica