A Geografia, em si, como disciplina escolar está vinculada a formação do aluno e é ferramenta fundamental para ajudá-lo a entender a realidade do mundo em que vive, interpretar as relações entre a sociedade e o meio físico, demonstrar, por exemplo, como uma cidade, estado, região ou país, chegou a ter aquela paisagem e realidade.O ensino da Geografia, ao longo dos tempos, muitas das vezes, ficou pautado apenas em um ensino pautado na memorização das regiões quanto as suas características físicas, baseada principalmente nos ideais da corrente epistemológica da geografia tradicional, difundida principalmente pela escola Alemã. As práticas destes temas, tais como hidrografia, relevo, biomas dentre outros, foram muito difundido sob perspectivas, que em suma, procuravam estabelecer uma decoração do tema e não um aprendizado contextualizado e que chamasse a atenção do discente. Araújo (2012) indaga que estas práticas de ensino fazem com que o aluno veja a geografia apenas como uma disciplina “Simplória e enfadonha”. Nessa compreensão este trabalho tem com o objetivo, apresentar como se dar o ensino da vegetação no ensino básico, mostrando a importância de mediar o processo de aprendizagem ao aluno, relacionando com sua vivência no dia a dia, contribuindo para a formação de um cidadão que pense positivamente e sustentabelmente frente ao meio ambiente. Para tanto, utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica.
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CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
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