O presente trabalho relata a psicomotricidade na prática docente na educação infantil, tendo como objetivo geral refletir as práticas pedagógicas dos docentes nas atividades relacionadas á psicomotricidade em sala de aula. A problematização do trabalho esta relacionada á forma de como os professores lhe dão ao trabalharem a psicomotricidade na educação infantil de uma escola da rede pública municipal de Janaúba. A pesquisa, cujo primeiro capitulo é de cunho bibliográfico através de artigos científicos e contando com autores que discutem o desenvolvimento psicomotor e sua utilização na educação infantil destacando Gislene Campos de Oliveira (2009), Fonseca (2004), Almeida (2003), Lê Boulch (1982), Lima (2010) entre outros autores que abordam o assunto. A pesquisa de campo será realizada em uma escola da rede municipal de Janaúba e contamos com a participação dos professores em sala de aula e professores de educação física da educação infantil da escola. Para coletar os dados necessários para a conclusão da pesquisa, além da observação será utilizado questionários e entrevistas sobre o assunto. A partir do estudo percebe-se que a psicomotricidade é fundamental no processo formação da criança, relacionando ao desenvolvimento das habilidades emocionais cognitivas, afetiva e motora, o desenvolvimento global, aos movimentos de sensações, esquema corporal, a coordenação motora fina, a organização e estrutura espacial, e no processo da aprendizagem, e essa é uma formação que a escola deve buscar construir no educando. Em caso de falta dessas habilidades na infância da criança mais a frente grandes dificuldades podem ser apresentadas na escrita, leitura, na diferenciação das letras, a matemática, a gramática em toda a aprendizagem do individuo. No entanto o estudo deste projeto é buscar informações relacionadas ao desenvolvimento psicomotor nas práticas em sala de aula refletindo a grande importância da psicomotricidade na formação da aprendizagem do aluno.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica