LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Nº 9394/96: UMA POSSIBILIDADE DE LEITURA E OLHAR

  • Autor
  • Rita Tavares de Mello
  • Co-autores
  • Filomena Luciene Cordeiro Reis , João Olímpio Soares dos Reis , Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida , Mariany Stéfane Pereira
  • Resumo
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    A Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e foi decretada e sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Contempla 9 (nove) títulos, além de dispositivos constitucionais e legislações correlatas.

    Em 2016, essa legislação completou 20 (vinte) anos de existência e, nessa perspectiva, refletir sobre suas conquistas, limites e desafios se faz necessário. É importante analisar a Lei n. 9.394, pensando suas propostas e aplicabilidade e, conforme a recomendação do projeto de pesquisa denominado “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96: avanços, limites e possibilidades nas histórias de vida de professoras alfabetizadoras de jovens e adultos - 1996 a 2016”, atentar para o “Título V – Dos níveis e modalidades de educação e ensino (...) Capítulo II – Da educação básica (...) Seção V – Da educação de jovens e adultos” (SENADO FEDERAL, 2005, p. 5), apresentado nos moldes a seguir.

     

  • Palavras-chave
  • LEI DE DIRETRIZES; BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Nº 9394/96; LEITURA
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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