Literatura: Uma perspectiva do desenvolvimento infantil
Palavras-chave: Literatura, Educação, Infantil
Introdução
O presente trabalho situa-se no campo do letramento literário na Educação Infantil, compreendendo que a literatura proporciona às crianças viverem a alteridade, experimentarem sentimentos, caminharem no mundo e espaços distintos em que vivem.
Imaginar, interagir com uma linguagem que muitas vezes sai do lugar-comum, que lhes permite conhecer novos arranjos e informações, fazendo dessas habilidades porta de entrada para o mundo letrado.
Justificativa e Problema de Pesquisa:
O trabalho tem por objetivo analisar as concepções de professoras sobre a função social da literatura na Educação Infantil, tendo em vista que a literatura é fundamental para o desenvolvimento humano enquanto socialização, para a promoção do prazer do leitor.
Metodologia do Estudo
A pesquisa foi realizada por uma abordagem qualitativa, através de questionários impressos e foram entregues pessoalmente a professores de Centros de Educação Infantil do município de Montes Claros - MG, por licenciandos da graduação de Pedagogia da Unimontes, que entrevistaram 47 professores.
Os dados indicam que 9 professores se encontram em início de carreira, com tempo de atuação que varia entre 5 meses e 5 anos. Este é o momento em que as professoras se deparam com os desafios da proteção e precisam construir saberes docentes para o seu enfrentamento. 13 professores se encontram em um período de maior estabilidade em relação aos saberes docentes e ao exercício da profissão docente, com tempo de atuação que varia de 6 a 22 anos. 5 professores apresentam mais de 23 anos de docência. Em tese, se encontram em fase de desinvestimento profissional, dada a proximidade da aposentadoria.
Dentre as respondentes, 36 indicam que possuem formação prevista na LDB 9394/ 96 para atuarem com crianças da Educação Infantil e 08 professores não informaram qual era a sua formação. Complementando o dado, há 24 professoras com formação em nível de pós-graduação lato sensu. Estes são dados que indicam investimento das professoras em sua formação inicial e continuada.
Apresentação e análise dos dados:
Os dados foram coletados por meio de questionários contendo 5 questões abertas, das quais analisamos apenas a questão 3, em que dirigimos às professoras a seguinte indagação: Qual é a sua concepção sobre a relação entre a literatura infantil e o desenvolvimento da criança na Educação Infantil?
As respostas que foram obtidas seguiram três pontos de análise distintos: 1) Professores que assumem uma perspectiva não utilitária e conferem ao trabalho com os textos a sua função literária, focalizando o desenvolvimento da imaginação, criatividade e sensibilidade. 2) Possibilidades de formação do leitor em contraponto com a crença de que as crianças da Educação Infantil ainda não lêem; 3) Professores que assumem uma perspectiva mais pragmática do trabalho com a literatura, conforme o desenvolvimento do vocabulário e melhoria da comunicação. Dados os limites desta comunicação, serão analisadas apenas os posicionamentos relacionados a uma utilização pragmática da literatura.
Conforme a análise dos questionários, percebemos que os posicionamentos das professoras são bastante diversificados e se encontram associados às potenciais aprendizagens que elas acreditam ser possíveis pela via da literatura infantil: 1 professora acredita que trabalhar a literatura ajuda a desenvolver o raciocínio lógico; 1 professores acredita que trabalhar a literatura ajuda a superar a timidez; 2 acreditam que a literatura amplia as concepções de mundo; 2 professor trabalham a literatura para o desenvolvimento da interpretação e ajuda para o futuro; sendo que 3 acreditam desenvolver o senso crítico da criança; 5 professoras acreditam que a literatura traz um avanço para a leitura; 8 trabalham a literatura para a melhoria do vocabulário; 13 professoras acreditam que a literatura ajuda no desenvolvimento coletivo.
Para melhor compreensão sobre os posicionamentos das professoras apresentaremos a seguir duas respostas que ilustram uma perspectiva em que se toma a literatura por uma abordagem mais abrangente de trabalho com o texto literário:
O letramento literário imbuído da prática de maneira interativa proporcionará às crianças um desenvolvimento significativo escolar e social.
Conclusão:
Parte significativa de professoras entrevistadas está trabalhando a literatura com o cunho escolar, enquanto poderiam estar trabalhando a literatura para um desenvolvimento humano, proporcionando a leitura como prazer, uma forma de encantamento.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica