IMPLICAÇÕES DO LETRAMENTO DIGITAL NO AMBIENTE E VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
Zulma Ferreira de Souza
Mestranda em Educação – Unimontes
zulmasouza@hotmail.com
Nome do Autor 2
Orientadora – Dra. Cláudia Aparecida Ferreira Machado
Claudia.machado@unimontes.br
Resumo
Este estudo pretende Analisar as implicações do uso das ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino e aprendizagem, por docentes e discentes, em instituição de ensino superior (IES) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no letramento digital dos acadêmicos. Ele se justifica por apresentar a realização de estudos relevantes no uso do AVA e a sua relação com a alfabetização digital dos usuários desse ambiente. A metodologia terá abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas, análise de conteúdo e de outros meios para obtenção dos dados. Serão utilizadas estratégias qualitativas de análise e tomados como referência a pesquisa bibliográfica, entrevistas e as observações em campo. A Fundamentação Teórica se dará, apoiada em referenciais de estudiosos e seus pares em se tratando do letramento, letramento digital e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O resultado desse estudo poderá apontar barreiras e estímulos do letramento digital no uso do AVA, assim como a otimização do tempo de estudos do(a)s acadêmico(a)s.
Palavras chave: Ambiente Virtual, Ensino e Aprendizagem, Educação Superior, Letramento digital.
Introdução
As necessidades educacionais atuais, influenciadas pelas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs), abrem espaços e possibilidades de técnicas metodológicas, com novos significados. Logo, nesta pesquisa, será analisado a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no ensino superior, com ferramentas tecnológicas que darão suportes aos docentes e discentes.
Com o advento da internet, as informações se diversificam a todo momento, uma vez que o ensino e a aprendizagem apresentam em suas técnicas mecanismos para acompanhar os processos no âmbito educacional. E assim, interferir na comunicação e no acesso a todo tipo de informação. Para Lévy (1999, p.24), “a interconexão mundial de computadores (a extensão do ciberespaço) continua em ritmo acelerado”, instigando para a evolução, nesse caso, a educação.
Nesse projeto, é propõe-se uma pesquisa ao se utilizar o AVA, por professores, professoras, acadêmicos e acadêmicas do ensino superior, objetivando “Analisar as implicações do uso das ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino e aprendizagem, por docentes e discentes, em instituição de ensino superior (IES) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no letramento digital dos acadêmicos”, que se desdobrará através dos objetivos específicos.
Quanto à metodologia, terá abordagem qualitativa; os dados serão coletados através de técnicas variadas e de entrevistas não-diretivas no entendimento de como se constroem os significados e como eles são. Não é objetivo explicar ou registrar o que acontece com os docentes e discentes. Nada será medido, mensurado. Não há como mensurar comportamentos, atitudes. O que será feito é conhecer como a experiência de vida e vivências, interferem nessa aprendizagem, em se tratando do letramento digital, no uso das ferramentas do AVA.
A relevância dessa pesquisa se dá, quando apresenta aos docentes e discentes do ensino superior presencial e em EAD, as possibilidades de proporcionar o ensino e a aprendizagem de forma prazerosa, eficiente e compartilhada. Nesse sentido, trata-se de estudo relevante, pois o AVA apresenta-se como eixo, materializado pela inteligência coletiva, na experiência formativa de Instituição de Ensino Superior (IES). Pretende-se contribuir com dados relevantes que possam ser utilizados para aprimorar os cursos de IES, seus métodos e técnicas, na melhoria do ensino e da aprendizagem. Nessa perspectiva, selecionar as ferramentas que melhor se adaptará à aprendizagem e adaptação de plataformas digitais, na formação dos acadêmicos, acadêmicas
Justificativa e problema da pesquisa
A realização desse estudo se justifica pela relevância nos cursos em EAD e presenciais, no Ensino Superior, ao se utilizar o AVA. Nele, materializa-se a inteligência coletiva, possibilitando a compreensão do letramento digital nas “modalidades de práticas sociais de leitura e de escrita, propiciadas pelas recentes tecnologias de comunicação eletrônica – o computador, a rede (a web), a Internet” (SOARES, 2002, p.4). O AVA poderá contribuir para a dinamização do ensino e aprendizagem da educação superior, assim como, abrir possibilidades de obtenção de títulos.
Objetivos
Geral
Analisar as implicações do uso das ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino e aprendizagem, por docentes e discentes, em instituição de ensino superior (IES) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no letramento digital dos acadêmicos.
Específicos:
• Pesquisar no AVA a sua articulação com as mídias como fornecedor, processador ou produtor de informação do ensino e da aprendizagem;
• Contextualizar a EAD, nas políticas públicas educacionais brasileiras como alternativa de promover o acesso à educação no segmento de ensino superior;
• Identificar no AVA as ferramentas tecnológicas e pedagógicas mais utilizadas pelos docentes e discentes e seus desempenhos frente às novas tecnologias;
• Analisar se os impactos do letramento digital interferem na utilização das ferramentas tecnológicas, pelos docentes e docentes;
• Coletar depoimentos dos acadêmicos, acadêmicas e docentes, quanto ao letramento digital, no uso de novas tecnologias, em benefício do processo de ensino e aprendizagem;
• Analisar a interatividade e a interação no uso das ferramentas digitais, através da alfabetização digital.
Referencial teórico que fundamenta a pesquisa
A Fundamentação Teórica se dará apoiada em: SOARES, Magda. FREIRE, Paulo; LÉVY, Pierre; COLL, Cesar; FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana; BARDIN, Laurence; RIBEIRO, Ana Elisa; COSCARELLI, Carla; LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A UNESCO, MEC, dentre outros.
Procedimentos metodológicos
A abordagem será qualitativa, utilizando-se de técnicas variadas constituída de amostra casual, aleatória, composta por docentes e discentes dos primeiros períodos de ensino superior presencial e em EAD; a princípio, na IES, FAVAG.
Será realizada uma pesquisa bibliográfica. A coleta de dados, procederá com entrevistas individuais que serão aplicadas de modo mais aprofundado (THIOLLENT, 1996, p.64) à análise de conteúdos e estudos de caso.
A técnica contará com entrevistas não-diretivas por possibilitar a coleta de informações a partir do “discurso livre” e a análise de conteúdos sugeridos por Bardin (2008, p.40), de: arquivos, fotografias, trabalhos escolares, técnicas no AVA e outras informações já existentes. Na coleta de dados, será seguida a sugestão de de Ludke (2013), em que deve ser feita de forma descritiva, pois serão descritos como as pessoas utilizam o AVA, assim como acontecem, que barreiras e estímulos enfrentam. Serão transcritos as entrevistas e os depoimentos.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4. ed. Almedina, Lisboa, Portugal: Editora Edições 70, 2008. ISBN: 9789724415062
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora34, 1999. 273p. (Coleção TRANS)
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: Letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935. Acesso em: 09 abrl. 2019, às 18h.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1986.
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