UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE O LETRAMENTO CRÍTICO NAS AULAS DE LEITURA EM INGLÊS

  • Autor
  • Stefani Moreira Aquino Toledo
  • Resumo
  • UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE O LETRAMENTO CRÍTICO NAS AULAS DE LEITURA EM INGLÊS 

    Stefani Moreira Aquino Toledo; Mestranda em Estudos Linguísticos pela UFMG/BH; stefani_toledo@hotmail.com 

    Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de pesquisa de Mestrado da autora, aprovado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Minas Gerais, e em processo de envio para aprovação do Comitê de Ética, intitulado “Leitura como Letramento: Perspectivas Críticas para a Prática Docente em Aulas de Inglês na Escola Pública”. A pesquisa propõe investigar os impactos da perspectiva do Letramento Crítico nas aulas de leitura em inglês, em uma sala de aula de uma escola pública, localizada em uma cidade no Norte de Minas Gerais, abordando a teoria do LC (MENEZES DE SOUZA, 2011; SOARES, 1998; STREET; STREET, 2014) e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, OCEM (BRASIL, 2006). Como este trabalho se refere a um projeto de pesquisa, em fase inicial, ainda não é possível destacar seus resultados parciais nem finais. No entanto, espera-se identificar os efeitos gerados na prática docente do (a) professor (a) de inglês após a aplicação de uma atividade de intervenção de leitura como letramento crítico e os diversos registros de dados a serem realizados.

    Palavras-Chave: Projeto. Letramento Crítico. Leitura. Língua Inglesa. Prática Docente.

    1 INTRODUÇÃO

    Este trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de pesquisa de Mestrado da autora, aprovado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, e em processo de envio para aprovação do Comitê de Ética, na área de Linguística Aplicada, intitulado por “Leitura como Letramento: Perspectivas Críticas para a Prática Docente em Aulas de Inglês na Escola Pública”. 

    A pesquisa proposta toma como ponto de partida o que preconizam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, ou OCEM (BRASIL, 2006), para as quais a leitura é vista como letramento pelo qual o aluno aprende a língua estrangeira desenvolvendo seu senso de cidadania e capacidade crítica. Segundo as OCEM (2006), o trabalho com a leitura na perspectiva crítica, com uso de material autêntico e diferentes gêneros textuais, preocupa-se com a construção de sentido, formando, dessa maneira, um aluno-leitor-cidadão, cujas algumas de suas características são discutidas a seguir.

    2 REFERENCIAL TEÓRICO

    Conforme afirma Menezes de Souza (2011), na década de 70, o termo letramento começou a ser utilizado por se chegar à conclusão de que “a escrita e a leitura eram práticas sociais manifestadas de formas diferentes em comunidades diferentes e em contextos diferentes” (MENEZES DE SOUZA, 2011, p. 286), não bastando apenas saber ler e escrever para compreender ou produzir determinados textos. Ao criar uma nova definição para letramento crítico, Menezes de Souza (2011) afirma que o sentido será criado por aquele que é capaz de mais do que apenas ler e escrever, mas também negociar significados. Buscando uma definição para o letramento, Soares (1998) discute a dimensão individual e social do letramento. Na individual, a leitura e a escrita se apresentam como “um conjunto de habilidades lingüísticas e psicológicas” (SOARES, 1998, p. 68); enquanto, na social, o letramento é uma prática social, “é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e de escrita, em um contexto específico, e como essas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais” (SOARES, 1998, p. 72). Considerando essa sua dimensão social, o letramento em sua versão “forte” corrobora o modelo ideológico proposto por Street e Street (2014), que se voltam ao uso de “letramentos” no lugar de “letramento” no singular e veem o letramento como “práticas sociais de leitura e escrita” (STREET; STREET, 2014, p. 127, grifo original). É considerando, assim, tais concepções de leitura e as orientações, que a pesquisa se propõe a utilizar os seguintes procedimentos metodológicos para se alcançar esse objetivo.

    3 METODOLOGIA

    Para a pesquisa, pretende-se realizar uma pesquisa qualitativa a partir do estudo de caso (YIN, 2001) e da Pesquisa em Sala de Aula. A pesquisa se propõe a trabalhar com apenas um (a) professor (a), para uma investigação mais detalhada, ponto positivo em pesquisas em sala de aula (NUNAN, 1992). O estudo de caso contará com quatro instrumentos de coleta de dados, a saber: 1) questionário semiestruturado; 2) observação de aulas com roteiro de observação de aulas; 3) diário reflexivo do professor após cada aula, antes e depois da aplicação da atividade de intervenção; 4) entrevista oral.  

    4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

    Como este trabalho se refere a um projeto de pesquisa, em fase inicial, ainda não é possível destacar seus resultados parciais nem finais para, então, discuti-los. No entanto, são esperados resultados para o contexto da sala de aula de inglês da escola pública, para o contexto de formação de professores de inglês e para o contexto das teorias voltadas para o Letramento Crítico além da identificação dos possíveis impactos da perspectiva do Letramento Crítico nas aulas de leitura em inglês em uma cidade do Norte de Minas Gerais, onde pesquisas sobre o assunto se encontram ainda incipientes. Além disso, uma vez que há, na cidade, universidades e faculdades que formam professores licenciados em inglês, a pesquisa pretende contribuir com a produção de conhecimento sobre uma realidade pouco pesquisada e ser de significativa utilidade e relevância social tanto para a comunidade acadêmica. Portanto, este trabalho se encontra dentro do eixo “Saberes e Práticas Educativas” por tratar de questões relacionadas à prática pedagógica de um (a) professor (a) de inglês em um escola pública de uma cidade do Norte de Minas Gerais.

    5 CONCLUSÃO

    Apresentamos, por meio deste trabalho, pois, o projeto de pesquisa de Mestrado em Estudos Linguísticos da autora, que busca compreender os resultados encontrados na prática docente do (a) professor (a) de inglês quando o Letramento Crítico é adotado como perspectiva de ensino. Com isso, busca-se trazer à discussão as teorias de LC que preconizam a formação de um aluno mais do que leitor, mas também cidadão crítico de sua realidade.

    6 REFERÊNCIAS

    BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos, e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2020.

    _________. Base Nacional Comum Curricular: Linguagens e suas Tecnologias – Ensino Fundamental e Ensino Médio. Disponível     em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pd f>. Acesso em: 28 mar. 2020.

    MENEZES DE SOUZA, Lynn Mário Trindade. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética? In: JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. Z.; HALU, R. C. (Org.). Formação “desformatada”: práticas com professores de língua inglesa. Campinas: Pontes                    Editores,                          2011a.               p.                    279-303. Disponível em:<https://www.academia.edu/3317776/O_Professor_de_Ingl%C3%AAs_e_os_Letramentos_ no_S%C3%A9culo_21_m%C3%A9todo_ou_%C3%A9tica>. Acesso em: 20 fev. 2019.

    NUNAN, David. Research methods in language teaching. Nova Iorque: Cambridge University Press, 1992.

    SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. p. 63-82.

    STREET, Brian; STREET, Joanna. Implicações dos novos estudos do letramento para a pedagogia. In: STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

    YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

  • Palavras-chave
  • Projeto, Letramento Crítico, Leitura, Língua Inglesa, Prática Docente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
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