O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA RESSOCIALIZAÇÃO DO MENOR INFRATOR NA SOCIEDADE: UM ESTUDO NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO NOSSA SENHORA APARECIDA EM MONTES CLAROS - MG

  • Autor
  • Mirian de Almeida Afonso Ruas
  • Co-autores
  • Sarah de Souza Oliveira , Maria Jacy Maia Velloso
  • Resumo
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    O presente artigo trata-se de um estudo fundamentado na ressocialização de menores infratores na sociedade, através de medidas socioeducativas com caráter educativo, tendo como finalidade a proposição de situações que possam desenvolver as atitudes morais e éticas de forma a instituí-los na sociedade.  Na visão de Silveira (2011) alguns fatores contribuintes podem estar relacionados a ausências de: uma estrutura familiar adequada, educação escolar, importância do ter ao invés de ser, aumento do consumo de drogas, más companhias, violência familiar, desigualdade social, dentre outros. Quando o menor infrator se depara com uma instituição de menores infratores para cumprir integralmente a medida socioeducativa que lhe foi aplicada, ele é recebido por uma equipe especializada, que permite que o menor tenha uma educação voltada para a sua ressocialização, esses menores estudam uma parte do tempo e na outra parte participam de cursos profissionalizantes para poderem adentrar no mercado de trabalho ao cumprirem a pena, todos esses cursos e projetos oferecidos ao menor são acompanhados por professores, psicólogos e demais especialistas. A partir dessa visão, a problematização, o presente estudo tem como objetivo analisar o papel da escola na medida socioeducativa de internação e suas ações de ressocialização. Essa pesquisa tem cunho qualitativo e se deu a partir de estudos bibliográficos, sendo embasada no ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente, tendo  o intuito de analisar os impactos das  medidas socioeducativas na ressocialização de menores infratores no Centro Socioeducativo Nossa Senhora Aparecida em Montes Claros –MG, e o segundo enquadramento dar-se de forma empírica, trazendo entrevista e questionários com alunos, e integrantes da equipe técnica. A pesquisa encontra-se em andamento, estando na fase de aplicação de questionários. A partir das observações evidenciamos que a educação pode representar importante fator na ressocialização do menor infrator, tendo o educador um papel preponderante para a reinserção do individuo no meio social na qual será inserindo novamente a sociedade, com mais oportunidade de reintegração.

     

    Palavras-chave: Educação. Ressocialização. Menor infrator

     

  • Palavras-chave
  • Educação. Ressocialização. Menor infrator
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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