O presente trabalho tem por objetivo analisar prática educativa desenvolvida em uma escola publica da rede municipal, do município de Janaúba-MG do 4° ano do ensino fundamental. Procuramos entender se as práticas pedagógicas estão auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e por consequência melhorando o desempenho dos alunos. A problematização do trabalho está relacionada em como as práticas pedagógicas auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, e quais dificuldades o professor regente enfrenta ao se trabalhar com as mesmas. No desenvolvimento desta pesquisa pretendeu-se na fase exploratória realizar um estudo teórico critico, considerando esses aspectos, a pesquisa assume o caráter qualitativo. Partindo desta perspectiva a mesma, se baseia em estudos de autores como Pimenta (2008) Veiga (2009) e a legislação vigente do Brasil, bem como uma das principais delas, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2017. Neste trabalho utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados que auxiliaram no diagnóstico, por privilegiar de comunicação que permite tratar o tema, explorando-o com profundidade, visando atingir os objetivos propostos pela pesquisa. Desta forma no período de análise de dados utilizou-se como recurso pesquisa de campo, com uma das professoras envolvidas, observação em sala de aula, análise dos registros dos alunos, buscando compreender seu desempenho escolar, além de entrevista com professoras e supervisora. Pretendemos com este estudo perceber se as praticas pedagógicas desenvolvidas na escola auxiliam no processo de desenvolvimento de aprendizagem do aluno, se estão de acordo com a legislação e as teorias vigentes ou se requerem novas abordagens, metodologias bem como se o processo de avaliação auxilia no desenvolvimento desta etapa ou simplesmente quantifica. A pesquisa possibilitou a compreensão da importância da contextualização de estratégias significativas à realidade do aluno auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e por consequência na formação de sujeitos críticos, reflexivos.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica