Conhecimentos e competências didático-matemáticas na formação de futuros professores

  • Autor
  • Lucas Athadeu Silva Batista
  • Co-autores
  • Edson Crisostomo , Josué Antunes de Macêdo
  • Resumo
  •  

    Esta pesquisa tem como objetivo investigar os conhecimentos e competências didático-matemáticas desenvolvidos pelos futuros professores de matemática sobre a elaboração, implementação e avaliação de intervenções formativas centradas na Educação Financeira. Para tanto, utilizará como principal referencial teórico o Enfoque Ontossemiótico. Os dados serão coletados por meio da elaboração e realização de tarefas escritas, com uma amostra de acadêmicos do curso de Matemática (Licenciatura) de uma universidade pública de Minas Gerais. Dentre os principais resultados, ressalta-se a realização de uma reflexão sobre a potencialidade da aplicação dos critérios de idoneidade didática para analisar o objeto de estudo.  

     

  • Palavras-chave
  • Formação de professores, Conhecimentos didático-matemáticos, Competência de análise da idoneidade didática, Educação Financeira
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 5. Educação Matemática
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica