Este trabalho trata-se de uma pesquisa em andamento, que situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização. Busca refletir as práticas alfabetizadoras no 1° ano do ensino fundamental, procurando compreender a forma que essas práticas são organizadas de modo que consolide o processo de alfabetização, sendo essencial oferecer aos alunos uma educação com rotinas e práticas pedagógicas que constroem os conhecimentos necessários. O objetivo do trabalho consiste na análise das práticas alfabetizadoras das professoras do 1º ano do ensino fundamental. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que foram utilizadas referências bibliográficas de alguns teóricos. Entre eles estão SOARES (1998), SANTOS (2007), CASTANHEIRA (2008) e outros autores que fazem abordagem sobre o assunto. No processo de coleta de dados vão ser aplicadas entrevistas com as professoras alfabetizadoras, buscando verificar se as práticas de alfabetização delas favorecem a aprendizagem do aluno, não deixando de observar se utilizam práticas diferenciadas, pois as mesmas são indispensáveis nesse processo de aprendizagem. O lócus da pesquisa será uma escola pública do município de Janaúba, sendo que participarão da entrevista todas as professoras do 1º ano do ensino fundamental que lecionam na escola. Não é possível obter resultados neste presente momento, por se tratar de uma pesquisa de monografia em andamento, sendo assim ainda não foi concluída. Julgamos que essa pesquisa venha contribuir para os estudos entorno da alfabetização, mais especificamente que venha ajudar os professores a pensar e organizar suas práticas pedagógicas alfabetizadoras de modo que elas possam atender verdadeiramente as demandas de aprendizagem de cada aluno, não esquecendo que essas práticas estão ligadas diretamente a formação que esses professores tiveram.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica