Educação étnico-racial pelo Brasil afora

  • Autor
  • Matilde Ribeiro
  • Resumo
  •  

    No Brasil e mas mais acentuadamente no Estado do Ceará, existe recorrente negação da existência e presença de negros, da cultura afrodescendente e/ou africana.  Contestado isso, a pesquisa visa adquirir conhecimentos e subsídios para compreender a construção de identidades e histórias de vidas de mulheres negras (entrevistas com 54 mulheres, 50% cearenses e 50% de outras localidades) e aspectos estruturantes, como: família, educação, trabalho, cultura, militância politica.

    Busca-se envolver agentes políticas/os locais e nacional em processo de produção de material para o desenvolvimento de uma educação étnico-racial. 

     

  • Palavras-chave
  • educação étnico-racial; educação, educação pública
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica