O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA E O PAPEL DO PROFESSOR-FILÓSOFO

  • Autor
  • MARIA DOS REIS RODRIGUES LEITE
  • Resumo
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       Com o pensamento de abordar sobre o papel do professor-filósofo e de como o mesmo constrói sua forma de atuação em sala de aula, este trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa em andamento, realizada no programa de Pós graduação sobre uma nova forma de abordagem para o ensino de Filosofia bem como o desenvolvimento da atividade filosófica em que o aluno exerça papel mais participativo e que o filosofar se concretize numa relação mediada pelo professor- filósofo, mas que o aluno também assuma seu papel de sujeito na construção do conhecimento. A  pesquisa objetiva propor mecanismos em que o ensino de Filosofia se torne realmente um aprendizado por parte dos alunos e que filosofar se torne uma atividade constante no dia a dia dos mesmos frente aos problemas presentes em sua própria realidade, bem como as dificuldades encontradas pelo professor-filósofo para exercer o seu ofício nos espaço escolar. Abordamos questões referentes à formação desse professor, o perfil e a realidade dos seus educandos e como se encontra a Filosofia na grade curricular atual.

     

  • Palavras-chave
  • Filosofia, ensino, professor-filósofo
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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