Com o pensamento de abordar sobre o papel do professor-filósofo e de como o mesmo constrói sua forma de atuação em sala de aula, este trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa em andamento, realizada no programa de Pós graduação sobre uma nova forma de abordagem para o ensino de Filosofia bem como o desenvolvimento da atividade filosófica em que o aluno exerça papel mais participativo e que o filosofar se concretize numa relação mediada pelo professor- filósofo, mas que o aluno também assuma seu papel de sujeito na construção do conhecimento. A pesquisa objetiva propor mecanismos em que o ensino de Filosofia se torne realmente um aprendizado por parte dos alunos e que filosofar se torne uma atividade constante no dia a dia dos mesmos frente aos problemas presentes em sua própria realidade, bem como as dificuldades encontradas pelo professor-filósofo para exercer o seu ofício nos espaço escolar. Abordamos questões referentes à formação desse professor, o perfil e a realidade dos seus educandos e como se encontra a Filosofia na grade curricular atual.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica