Geometria Plana Segundo a Teoria de Van Hiele: Uma Análise do Nível de Conhecimento Geométrico dos Alunos ao Final do Ensino Fundamental da “Escola Estadual Leão Irineu Haussler Delgado”

  • Autor
  • Gustavo Nogueira Dias
  • Co-autores
  • Gilberto Emanoel Reis Vogado , Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior , Ivamilton Nonato Lobato dos Santos , José Fialho
  • Resumo
  •  

    Este trabalho objetiva identificar a partir de um estudo de caso, em qual nível de pensamento geométrico encontram-se os alunos ao final do Ensino Fundamental na Escola Estadual Leão Irineu Haussler Delgado, utilizando como ferramenta, o teste de Van Hiele (Geomeria Plana). Com os resultados obtidos será possível detectar se a geometria está sendo trabalhada de forma adequada nas escolas ou não. O ensino da Geometria tem adquirido, nos últimos anos, importância maior no cenário das reformas educacionais do país, tem sido proposto como fator fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas nos diferentes níveis de ensino.

     

  • Palavras-chave
  • : Geometria. Teoria de Van Hiele. Ensino Fundamental
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 5. Educação Matemática
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica