Reflexões Acerca dos Obstáculos da Aprendizagem dos Alunos na Disciplina de Matemática em Uma Escola da Rede Municipal do Município de Pacajá/Pará

  • Autor
  • Wagner Davy Lucas Barreto
  • Co-autores
  • Daniel Melo Brasil , Gilberto Emanoel Reis Vogado , Gustavo Nogueira Dias , Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior
  • Resumo
  • O ensino da matemática na prática envolve dois aspectos básicos, a observação do mundo real através de tabelas e figuras e o outro por princípios e conceitos matemáticos.  A aprendizagem em matemática está ligada à compreensão e à apreensão do significado, portanto os conteúdos devem ser repassados sobre uma abordagem que favoreça os professores da disciplina e o aprendizado do aluno. Este estudo foi realizado no ano de 2014 através de entrevistas e aplicação de questionários distribuídos aos professores e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Julia Gonçalves Passarinho do município de Pacajá – PA, com o objetivo de descobrir quais as principais causas que vem dificultando o ensino-aprendizagem dos alunos da referida escola. 

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem, Dificuldade, Professores
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 5. Educação Matemática
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica