Representação social da deficiência: uma contribuição para a inclusão

  • Autor
  • MARIA ELIZANGELA FERREIRA SANTOS
  • Co-autores
  • VIVIANE BERNADETH GANDRA BRANDÃO
  • Resumo
  •  

    XI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

    A pesquisa em Educação: aprofundamento epistemológico e compromisso com as demandas sociais

     

    31 mar., 1 e 2 abr. 2020 – Montes Claros (MG)

    Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

     

    REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A INCLUSÃO

     

     

     

     

    Ma.Viviane Bernadeth Gandra Brandão 1

     

    Profa.da UNIMONTES e FASI 1

     

    viviane.gandra1@hotmail.com 1

     

     

     

    Maria Elizangela Ferreira Santos 2

     

    Graduanda em Psicologia-FASI e Letras-UNIMONTES 2

     

    elizangelaferreirasantos129@gmail.com 2

     

     

     

    Luzilene Duarte Batista 3

     

    Graduanda em Psicologia – FASI 3

     

    Duarteluzilene3@gmail.com 3

     

     

     

     

     

    Resumo

     

    As sociedades humanas sempre foram marcadas por desigualdades sociais e alguns grupos são marginalizados. Dentre estes estão as pessoas com deficiência, sejam porque sofrem violência, discriminçao e violação do direitos. Contudo, para assumir a posição de protagonista é necessário ter conhecimento das leis existentes, pois a falta dessas informações já se constitui como uma forma de exclusão. Objetivo: Refletir sobre a representação social das pessoas com deficiências, como uma contribuição para que aconteça de fato a inclusão na sociedade. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em Carvalho (2018) Diniz (2007) Goffman (2004) e Moscovicci (2012).Discussão e resultado: As representações sociais são constituídas na relação entre indivíduo e sociedade/cultura, a partir da junção de vários significados que possibilitam dar sentido a conhecimentos novos ou desconhecidos, a partir das trocas intersubjetivas de comportamentos, pensamento entre grupos vivenciados no senso comum.Neste contexto,  observa-se a produção de pesquisas sobre a inclusão das pessoas com deficiência a partir dos conhecimentos que elas têm da deficiência como uma maneira de dá maior visibilidade a essa pessoas. A humanidade encontraram diversas formas e justificativas para excluir pessoas com deficiência, seja pela “marca” expressa no corpo, seja pela incapacidade de “produção”, atribuindo-as estigmas e inadequação social Entretanto, as sociedades também pautaram a buscas pelos direitos das pessoas com deficiência em busca de diminuir e/ou erradicar exclusões e estigmas. Entendendo que a deficiência não é apenas uma lesão no corpo, mas é impactada por questões sociais, logo a construção da representação influência nesse processo de perceber o mundo como cidadão. Conclusão: Constatou-se que há muitas pesquisas sobre representação social e sobre a inclusão de pessoas com deficiências, no entanto, carece de estudos sobre a pecepção da deficiência pelas pessoas com deficiência, ou seja, eles não são protagonistas na formulação das políticas públicas de inclusão.

     

    Palavras-Chave: Representação Social, Pessoas com Deficiência, Inclusão.

     

  • Palavras-chave
  • Representação Social, Pessoas com Deficiência, Inclusão.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • 3. Políticas públicas de inclusão
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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