Princípio da Casa dos Pombos

  • Autor
  • Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior
  • Co-autores
  • Gustavo Nogueira Dias , Wagner Davy Lucas Barreto
  • Resumo
  •  

    Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o Princípio da Casa dos Pombos que teve como objetivo elaborar um conjunto de questões resolvidas sobre o assunto. As etapas da metodologia do trabalho foram as seguintes: levantamento, seleção e estudo do material, além da elaboração do texto.  A etapa do levantamento consistiu em juntar uma quantidade considerável de material, a fim de que pudéssemos desenvolver um estudo análogo sobre a ferramenta que faz referência a Análise Combinatória. Foi possível concluir que o Princípio das Gavetas de Dirichlet não é um princípio de contagem, mas sim de condição existencial, o qual requer raciocínio lógico e engenho por parte de quem esteja a sanar um problema matemático que permita o uso do método.

     

  • Palavras-chave
  • Matemática, Análise combinatória, Princípio de Dirichlet.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 5. Educação Matemática
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica