Neste trabalho, o nosso objetivo é mapear as pesquisas brasileiras sobre materiais curriculares de Matemática. Metodologicamente, procedemos à busca de teses e dissertações desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação de instituições brasileiras, no Banco de Teses da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, caracterizando-se estudo do tipo bibliográfico. Identificamos 20 pesquisas e tomando seus resumos como objeto de estudo, construímos um metatexto na perspectiva da metanálise, identificando aspectos comuns em cada trabalho. O aporte teórico reporta-se a autores que discutem os materiais curriculares de Matemática e as implicações de seus usos na prática dos professores. A análise dos resumos mostra que a implementação das tarefas matemáticas utilizando os materiais curriculares pelo professor não está dissociada das experiências de sua formação docente, o que nos remete a pensar que nesta relação não há neutralidade.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica