Levantamento bibliográfico da pesquisa brasileira sobre materiais curriculares de Matemática

  • Autor
  • Marilene Caitano Reis Almeida Soares
  • Resumo
  •  

    Neste trabalho, o nosso objetivo é mapear as pesquisas brasileiras sobre materiais curriculares de Matemática. Metodologicamente, procedemos à busca de teses e dissertações desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação de instituições brasileiras, no Banco de Teses da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, caracterizando-se estudo do tipo bibliográfico. Identificamos 20 pesquisas e tomando seus resumos como objeto de estudo, construímos um metatexto na perspectiva da metanálise, identificando aspectos comuns em cada trabalho. O aporte teórico reporta-se a autores que discutem os materiais curriculares de Matemática e as implicações de seus usos na prática dos professores. A análise dos resumos mostra que a implementação das tarefas matemáticas utilizando os materiais curriculares pelo professor não está dissociada das experiências de sua formação docente, o que nos remete a pensar que nesta relação não há neutralidade.  

     

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática, Relação Professor-Materiais Curriculares, Currículos de Matemática.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica